Palestra "Map-Pira: Dados disponibilizados gratuitamente para o setor agrícola do município e região" (ONLINE)



Eixo Temático

I - Educação para a Cidadania


Público Alvo

Agricultores, professores, pesquisadores, alunos, gestores públicos, setores de geoprocessamento dos municípios


Período de inscrição

De 06/05/2022 a 07/06/2022


Duração do Curso

2 horas


Período do curso

De 09/06/2022 a 09/06/2022


Horário das aulas

Das 15:00 às 17:00


Conteúdo

O projeto Map-Pira trata da disponibilização de dados sobre solos da região de Piracicaba, contendo também os municípios de Rio das Pedras, Iracemápolis, Charqueada, Saltinho, Capivari, Mombuca e Rafard. Os produtos disponibilizados têm aplicação direta a agricultores, extensionistas, alunos, professores, consultores, empresas, indústrias e políticas públicas. Foi concebido em 1990 quando o Prof. José Alexandre Demattê conheceu a primeira carta de series de solos do Brasil, realizada pelo Prof. Guido Ranzani e colegas (1966) do Departamento de Ciência do Solo, ESALQ/USP, e outra do Instituto Agronômico de Campinas (Oliveira e Prado, 1989, IAC), quadrícula de Piracicaba, esta também uma das primeiras nível semi-detalhado do Brasil. Desde então foram gerados mapas de teor de argila, carbono, matéria orgânica, mineralogia, risco de erosão, potencial de armazenamento de agua, imagens de satélite, fotos aéreas de diversas datas. Todas estas informações hoje estão disponíveis ao público para atender seus objetivos. Em especial, todo município abrangido terá hoje a oportunidade de melhorar a gestão da área agrícola e ambiental. Trata-se de um projeto único em todo o Brasil.


Palestrante: 
Prof. JOSÉ ALEXANDRE DEMATTÊ, Professor Titular do Departamento de Ciência do Solo, especialista em sensoriamento remoto e mapeamento de solos ligados ao manejo do solo.

Alunos suporte: 
ANDRÉS MAURICIO RICO GÓMES
BRUNO DOS ANJOS BARTSCH - Graduando ESALQ/USP
MERILYN TAYNARA ACCORSI AMORIM

Mediação: 
LUCAS GRESCHUK - Mestrando ESALQ/USP

Observação

A palestra online será realizada através do aplicativo Zoom, com transmissão simultânea pelo YouTube (Escola do Legislativo Piracicaba), os inscritos receberão o link de acesso para a sala de reunião por email e/ou WhatsApp.
ATENÇÃO: Somente os participantes que preencherem a ficha de avaliação dentro do prazo, receberão certificado de participação.