CONHEÇA O LEGISLATIVO




O programa Conheça o Legislativo tem como objetivo incentivar a participação dos jovens na política, por meio da integração Câmara Municipal de Piracicaba com a comunidade escolar do município.


A finalidade é possibilitar que estudantes compreendam a história do surgimento das câmaras municipais, em especial da Câmara de Piracicaba; a separação e funcionamento dos poderes na República Federativa do Brasil – Legislativo, Executivo e Judiciário – e a dinâmica de funcionamento de uma reunião ordinária, quando os estudantes participam de uma simulação.


Instituído no Legislativo por meio do Decreto Legislativo 3/2004, o programa também integra o Programa Parlamento Aberto da Câmara Municipal de Piracicaba, quando foi incluído dentro da Seção II do Artigo 10-G da Resolução 4/2019, o qual reafirma o objetivo da proposta:


“(...) dar oportunidade aos munícipes, em especial aos estudantes, de conhecer o funcionamento e as atribuições do Poder Legislativo Municipal.”


A mesma legislação também determina que o programa é realizado em encontros que abrangem três fases:


1) - o aprendizado sobre a história de Piracicaba e da Câmara: aborda temas como a fundação da cidade, a instalação da Câmara, dados referentes à realidade da cidade no século XIX, bem como apresenta imagens antigas de grande valor histórico para o município.


2) - o aprendizado sobre Legislativo, Judiciário e Executivo: apresenta os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, explicando suas funções, seus representantes e localizando-os de forma concreta na percepção dos alunos, de maneira a evidenciar as diferenças práticas de atuação dos três poderes.


3) - a simulação de uma reunião ordinária, abordando a importância das leis no cotidiano: o objetivo é que os alunos vivenciem os andamentos de uma reunião parlamentar, culminando com a discussão e votação, por parte dos alunos, de um projeto de lei fictício, instigando, desta forma, a capacidade de diálogo e argumentação num exercício prático de vivência democrática.


Desde 2009, quando passou a ser realizado efetivamente, o programa Conheça o Legislativo já recebeu milhares de estudantes de escolas das redes pública (municipal e estadual) e privada de ensino, dos mais diferentes níveis de escolaridade, desde o Ensino Fundamental, passando pelo Ensino Médio e até do Ensino Superior. Recebeu também alunos do Instituto Formar (antiga Guarda Mirim), do Senac, estagiários do CIEE, atiradores do Tiro de Guerra e residentes da instituição de acolhimento de idosos Lar Betel.


O programa Conheça o Legislativo é formatado para despertar a consciência política dos jovens, promover a participação social e fortalecer a Democracia.


Interessados em participar do programa podem entrar em contato com o Setor de Gestão de Documentação e Arquivo pelo telefone 3403-7130.


Oficina "Pensar Comunicação Pública" reforça formação de servidores

Fim das inscrições para a palestra e oficina "Alfabetização Criativa"

Presidente do Legislativo de Hortolândia conhece estrutura da Câmara

Roda de conversa sobre a liberdade da mulher será nesta quinta

Legislativo abre inscrições em palestra sobre habilidade e liderança

Evento online da Escola do Legislativo discute a liberdade da mulher

Aulas dos cursos de Libras começam nesta quarta-feira (21)

Cursos de Libras I e Intermediário: inscrições terminam nesta segunda

Alunos do Instituto Formar visitam a Câmara

Câmara recebe a visita de alunos do Instituto Formar

Alunos do Barão participam do encerramento da campanha Outubro Rosa

Câmara recebe a visita dos alunos da E.E. Felipe Cardoso

Inscrições para palestra sobre Neuromarketing continuam abertas

Alunos do Sud Menucci realizam visita à Câmara Municipal

Alunos do Colégio Épico, região de Santa Teresinha visitam a Câmara

Câmara recebe a visita dos alunos da E.E. Dr. Jorge Coury

Câmara recebe jovens do CIEE no programa Conheça o Legislativo

Conselho Legislativo reforça parcerias e destaca ações preventivas

Câmara recebe a visita dos alunos da E.E. Dr. João Conceição

Alunos da Hélio Penteado, do Parque Piracicaba visitam a Câmara

Todas as notícias sobre o Conheça o Legislativo