Curso
Curso "Organização de Eventos Legislativos Municipais" (ONLINE)
Eixo Temático
III - Difusão Cultural
Público Alvo
Servidores públicos e colaboradores que atuam direta ou indiretamente na organização de eventos legislativos, bem como profissionais de comunicação, cerimonial e assessoria parlamentar e estudantes.
Período de inscrição
De 18/06/2025 a 31/07/2025
Duração do Curso
4 horas divididas em dois encontros
Período do curso
Dias 04 e 11/08 das 14h às 16h
Horário das aulas
Das 14:00 às 16:00
Conteúdo
Objetivo geral: Capacitar servidores e colaboradores de órgãos legislativos para planejar, organizar, executar e avaliar eventos institucionais de forma eficiente, respeitando normas protocolares e os objetivos estratégicos das casas legislativas. Principais tópicos que serão abordados: - A importância dos eventos no contexto legislativo municipal; - Tipos de eventos legislativos municipais: reunião solene comemorativa, cerimônias para entrega de homenagens, audiência pública, foruns, palestras, cerimônias de posse, inauguração de espaços, descerramento de placas, etc; - Diagnóstico das necessidades e definição dos objetivos; - Conformidade legal e tratamento de dados sensíveis conforme a LGPD; - Definição de homenageados e autoridades que serão convidadas; - Homenagens institucionais e homenagens externas; - Definição de data e local adequados; - Atrações artísticas; - Materiais gráficos e digitais; - Convites, folhetos, vídeos, fotos; - Divulgação, transparência, público, imprensa; - Organização do espaço físico; - Logística e acessibilidade; - Roteiro e script; - Coordenação da equipe no dia do evento; - Recepção memorável; - A importância da condução e da moderação; - Princípios de cerimonial, protocolo e etiqueta: tratamento de autoridades, precedência e composição de mesas, roteiros e discursos; - Como lidar com quebras de protocolo e imprevistos; - A importância de uma comunicação assertiva e bem articulada com setores internos e externos; - A importância do feedback, da avaliação e da mensuração dos resultados; - Indicação de ferramentas e checklist´s. Metodologia: - Aula expositiva dialogada; - Utilização de recursos visuais (slides, imagens, vídeos curtos); - Estudos de casos e discussões no chat; - Enquetes e perguntas interativas para estimular a participação; - Compartilhamento de modelos de checklists e planilhas digitais; - Indicação de materiais complementares e referências. Palestrante: LUCIA HELENA GONÇALVES - Fala em público profissionalmente há 38 anos, técnica em Publicidade e Turismo, graduada em Hotelaria e Direito. Cursa Eventos, Relações Públicas e Jornalismo. Guia de Turismo na CVC por 25 anos. Foi docente no Senac SP nas áreas de Turismo, Cerimonial, Eventos e Comunicação. Mestre de Cerimônias, Celebrante de Casamentos, Locutora, Apresentadora e Contadora de Histórias. Servidora da Câmara Municipal de Piracicaba, no Setor de Cerimonial, desde 2022, onde organiza e apresenta cerimônias e eventos.
Observação
Esse curso será transmitido no canal da Escola no YouTube: https://www.youtube.com/escoladolegislativopiracicaba e contará com Tradutor Intérprete de Língua de Sinais.
Caso o formulário apresente algum problema por gentileza informe pelo e-mail escola@camarapiracicaba.sp.gov.br