FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO



Curso

Curso "Organização de Eventos Legislativos Municipais" (ONLINE)


Eixo Temático

III - Difusão Cultural


Público Alvo

Servidores públicos e colaboradores que atuam direta ou indiretamente na organização de eventos legislativos, bem como profissionais de comunicação, cerimonial e assessoria parlamentar e estudantes.


Período de inscrição

De 18/06/2025 a 31/07/2025


Duração do Curso

4 horas divididas em dois encontros


Período do curso

Dias 04 e 11/08 das 14h às 16h


Horário das aulas

Das 14:00 às 16:00


Conteúdo

Objetivo geral: Capacitar servidores e colaboradores de órgãos legislativos para planejar, organizar, executar e avaliar eventos institucionais de forma eficiente, respeitando normas protocolares e os objetivos estratégicos das casas legislativas.
Principais tópicos que serão abordados:

- A importância dos eventos no contexto legislativo municipal;
- Tipos de eventos legislativos municipais: reunião solene comemorativa, cerimônias para entrega de homenagens, audiência pública, foruns, palestras, cerimônias de posse, inauguração de espaços, descerramento de placas, etc;
- Diagnóstico das necessidades e definição dos objetivos;
- Conformidade legal e tratamento de dados sensíveis conforme a LGPD;
- Definição de homenageados e autoridades que serão convidadas;
- Homenagens institucionais e homenagens externas;
- Definição de data e local adequados;
- Atrações artísticas;
- Materiais gráficos e digitais;
- Convites, folhetos, vídeos, fotos;
- Divulgação, transparência, público, imprensa;
- Organização do espaço físico;
- Logística e acessibilidade;
- Roteiro e script;
- Coordenação da equipe no dia do evento;
- Recepção memorável;
- A importância da condução e da moderação;
- Princípios de cerimonial, protocolo e etiqueta: tratamento de autoridades, precedência e composição de mesas, roteiros e discursos;
- Como lidar com quebras de protocolo e imprevistos;
- A importância de uma comunicação assertiva e bem articulada com setores internos e externos;
- A importância do feedback, da avaliação e da mensuração dos resultados;
- Indicação de ferramentas e checklist´s.

Metodologia:
- Aula expositiva dialogada;
- Utilização de recursos visuais (slides, imagens, vídeos curtos);
- Estudos de casos e discussões no chat;
- Enquetes e perguntas interativas para estimular a participação;
- Compartilhamento de modelos de checklists e planilhas digitais;
- Indicação de materiais complementares e referências.

Palestrante:
LUCIA HELENA GONÇALVES - Fala em público profissionalmente há 38 anos, técnica em Publicidade e Turismo, graduada em Hotelaria e Direito. Cursa Eventos, Relações Públicas e Jornalismo. Guia de Turismo na CVC por 25 anos. Foi docente no Senac SP nas áreas de Turismo, Cerimonial, Eventos e Comunicação. Mestre de Cerimônias, Celebrante de Casamentos, Locutora, Apresentadora e Contadora de Histórias. Servidora da Câmara Municipal de Piracicaba, no Setor de Cerimonial, desde 2022, onde organiza e apresenta cerimônias e eventos.

Observação

Esse curso será transmitido no canal da Escola no YouTube: https://www.youtube.com/escoladolegislativopiracicaba e contará com Tradutor Intérprete de Língua de Sinais.





Para realizar sua inscrição, preencha o formulário















Caso o formulário apresente algum problema por gentileza informe pelo e-mail escola@camarapiracicaba.sp.gov.br