FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO



Curso

Minicurso “Gestão de Riscos e Gerenciamento de Desastres: qual é a relação da população com as ações da Defesa Civil Municipal?” (ONLINE)


Eixo Temático

II - Capacitação para agentes políticos


Público Alvo

Comunidades e lideranças afetadas por ocorrências de inundações, alagamentos, secas e estiagem, gestores e técnicos públicos e da sociedade civil, membros do SIMPDEC, acadêmicos, integrantes da Comissão Municipal de Mudanças Climáticas de Piracicaba – COMCLIMA e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA.


Período de inscrição

De 15/08/2022 a 19/09/2022


Duração do Curso

3 horas


Período do curso

Dia 21/09/2022 Das 14h às 17h


Horário das aulas

Das 14:00 às 17:00


Conteúdo

A Lei No 12.608/2012 instituiu a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNPDEC, dispôs sobre o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil – SINPDEC e o Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil – CONPDEC, e autorizou a criação de Sistema de Informações e Monitoramento de Desastres.
Tal lei define as competências dos municípios, que relacionam-se diretamente aos processos e ações de gestão de riscos e gerenciamento de desastres.
No Brasil, há a necessidade de quebra de paradigma e mudança de pensamento para extrapolar o gerenciamento de desastres (preparação, resposta e reconstrução após ocorrências) e alcançar a gestão de riscos (prevenção e mitigação). Para isso, os gestores e técnicos públicos, a sociedade civil organizada e a população em geral precisam conhecer as ações dos órgãos municipais de Defesa Civil e o envolvimento dos cidadãos e cidadãs nestas ações.
Piracicaba deu o primeiro passo para a mudança de pensamento mencionada ao aderir a Iniciativa Construindo Cidades Resilientes da Organização das Nações Unidas (MCR2030, na sigla em inglês), que exigirá o funcionamento do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil - SIMPDEC, o uso de ferramentas de autoavaliação para identificação do nível atual de resiliência e, a partir do diagnóstico correlato, a elaboração do Plano Local de Construção de Resiliência ou de Redução de Riscos de Desastres.
Assim, o objetivo do minicurso proposto é apontar as principais ações destes órgãos e os seus vínculos com os munícipes para popularizar o trabalho da Defesa Civil e apontar a relevância da respectiva política pública.
Isso será feito por meio da difusão e divulgação dos resultados de pesquisa desenvolvida junto à Defesa Civil de Campinas, reconhecida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil / Ministério do Desenvolvimento Regional pelos seus resultados consistentes, satisfatórios, inovadores e com potencial de replicação no eixo “Gestão Sistêmica”, credenciando o órgão público em questão a compor o Banco de Boas Práticas desta Secretaria Nacional, justamente devido ao desenvolvimento da pesquisa citada em parceria com o pesquisador.
A tese relativa foi defendida pelo facilitador e aprovada no âmbito do Doutorado em Engenharia Civil (Área de Concentração – Recursos Hídricos, Energéticos e Ambientais) do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas – PPGEC/FECFAU/UNICAMP.
O título da tese é “Modelagem dos Processos Municipais de Gestão de Gerenciamento de Riscos e Desastres no Brasil”.

Facilitador:
Dr. AYRI SARAIVA RANDO - Engenheiro Ambiental, Especialista em BPM, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, e Doutor em Engenharia Civil (Recursos Hídricos, Energéticos e Ambientais). Atuou em políticas e projetos de mitigação às mudanças climáticas, REDD+, gerenciamento dos recursos hídricos, pagamentos por serviços ambientais, proteção e defesa civil, aprimoramento da logística reversa de resíduos sólidos, gestão de unidades de conservação, participação social e transparência pública. Atualmente, é pesquisador do Observatório da Governança das Águas do Brasil, professor da FATEP e assessor parlamentar do Mandato Coletivo “A Cidade é Sua”. 

Observação

A palestra online será realizada através do aplicativo Zoom, com transmissão simultânea pelo YouTube (Escola do Legislativo Piracicaba), os inscritos receberão o link de acesso para a sala de reunião por email e/ou WhatsApp.
ATENÇÃO: Somente os participantes que preencherem a ficha de avaliação dentro do prazo, receberão certificado de participação.





AS INSCRIÇÕES PARA ESTE CURSO ESTÃO FECHADAS NO MOMENTO



Caso o formulário apresente algum problema por gentileza informe pelo e-mail escola@camarapiracicaba.sp.gov.br