Palestra “Desnaturalização do Machismo Estrutural na Sociedade Brasileira e a importância da Lei Maria da Penha” (PRESENCIAL)

Comunidade em geral; Educadoras e Educadores de todos os níveis de Ensino; Coletivos Feministas; Grupos de Masculinidades; Profissionais PSI; Líderes no ambiente corporativo; Políticos; Profissionais do cuidado e atendimento; Pais, mães e responsáveis pela Educação de Crianças; Assistentes Sociais, etc.

De 08/07/2022 a 01/08/2022

Dia 03/08/2022 Das 13h às 15h

Qual o objetivo do encontro?
- Apresentar o desenvolvimento de diversas reflexões sobre a questão do Machismo Estrutural na Sociedade Brasileira e como ele se manifesta no tecido social brasileiro.
- A partir de diversos exemplos do cotidiano em várias esferas da vida, vamos explorar as formas de fala, de sentir e de pensar do universo do Patriarcado.
- Falar sobre a importância da Lei Maria da Penha, no avanço do combate à violência contra a mulher.
- Apresentar a metodologia de Análise Crítica de Discursos aplicada à estrutura específica dos discursos ‘machistas’ e suas intertextualidades com outros discursos, como o do ‘Racismo’, por exemplo.
- Vamos aprender a ‘ler’ a forma pela qual os discursos machistas são construídos e analisar diversos exemplos em várias áreas do social.

Esta atividade é recomendada a todos os que se interessam em compreender melhor os discursos machistas em sua estrutura para poder realizar uma transformação pessoal e posicionar-se criticamente frente ao machismo estrutural internalizado, podendo observar e compreender como tais ideias são construídas no social e em nossa subjetividade, assim como para a atuação profissional nos diferentes campos do conhecimento, do social ou corporativo.

Palestrante:
Dr. HELIO HINTZE – Psicanalista, filósofo e pesquisador transdisciplinar - Projeto Fazer e Observatório do Machismo, Palestrante e Consultor em Ética Corporativa. Titulação: Doutor em Ciências e Mestre em Ecologia ESALQ/CENA-USP, Pós-doutorando FORMAÇÃO DE EDUCADORES (MACHISMO) USP até 2023, Pós-graduação Psicopatia, Psicanálise e Clínica Contemporânea - Instituto ESPE até 2023, Pós-doutorado Economia, Administração e Sociologia (USP) e Licenciatura Filosofia – Claretiano.

A Palestra será Presencial, na Escola do Legislativo - Rua do Rosário, nº 833 - Centro

Campanha da Solidariedade: No dia desta atividade, trazer 1 litro de leite