Palestra "A Economia de Francisco, o futuro do Planeta e do Homem" (PRESENCIAL)

Interessados de maneira geral, sem restrições de idade e crença

De 04/07/2022 a 07/08/2022

Dia 09/08/2022 Das 9h às 11h

O objetivo da atividade é desenvolver uma análise crítica do “sistema-mundo”, tendo como ponto de partida uma crítica aos ensinamentos da Ciência Econômica convencional. Como é sabido, tal sistema enfrenta uma grave crise que abrange as dimensões social e ambiental, o que tem profundos desdobramentos na nossa vida cotidiana e aponta para sérios perigos para o futuro.
A reflexão proposta busca entender:
a) os limites e os equívocos do ensino de Economia;
b) como ocorreu a evolução do mundo desde tempos remotos;
c) como entender o ser humano, à luz da situação atual brasileira e mundial.
A partir disso, buscar-se-á pensar como poderá vir a ser o mundo para as gerações futuras.
Enfim, o que necessita ser mudado para que aquele sistema seja menos desigual e menos depredador? É composto de três partes:
1. A economia convencional e a visão alternativa e suas críticas, a teoria e a prática da Economia Ambiental;
2. A evolução histórica do mundo e os seus aspectos econômicos/materiais (produção de energia, alimentos, distribuição de renda/riqueza no Brasil e no mundo etc); o advento das noções de Desenvolvimento Sustentável e do IDH;
3. As visões sobre o ser Humano, tendo em conta as contribuições de grandes pensadores, contemporâneos ou não, tendo em conta a teoria da evolução (darwiniana etc) e a crença na criação divina. Elas podem ser conciliadas? O que é a vida, afinal? O que gera a felicidade? A Ciência permitirá uma vida humana mais longa e melhor?

Palestrante:

PEDRO RAMOS Mestre e Doutor em Economia aplicada à Administração pela EAESP/FGV, Ex-professor de Economia da Unimep e da Escola de Engenharia da USP, Ex-Secretário de Finanças da Prefeitura de Piracicaba, Professor Livre Docente aposentado pelo Instituto de Economia da Unicamp em 2017.

A Palestra será Presencial, na Escola do Legislativo - Rua do Rosário, nº 833 - Centro

Campanha da Solidariedade: No dia desta atividade, trazer 1 litro de leite