FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO



Curso

Roda de Conversa "Rótulos seguros: as embalagens de alimentos devem ter alerta para quem tem alergia alimentar" (PRESENCIAL NO VAREJÃO DA PAULISTA)


Eixo Temático

III - Difusão Cultural


Público Alvo

Produtores rurais, de produtos processados e demais interessados


Período de inscrição

De 27/04/2022 a 12/05/2022


Duração do Curso

2 horas


Período do curso

Dia 16/05/2022 Das 14h às 16h


Horário das aulas

Das 14:00 às 16:00


Conteúdo

O objetivo da Semana da Conscientização da Alergia Alimentar, tal qual estabelecida através do Decreto do Legislativo Nº 17/2018, é a conscientização sobre as alergias alimentares através da ampliação do diálogo com o público em geral. Nos últimos quatro anos a Semana se destaca, entre outros aspectos, como importante instrumento para consolidação da garantia de acesso para as crianças matriculadas na rede pública de ensino de Piracicaba à alimentação escolar adaptada. A V Semana da Conscientização busca aprofundar a discussão sobre como o PNAE se configura em estratégia fundamental de combate à insegurança alimentar para os estudantes piracicabanos que convivem com alergias alimentares. É, portanto, uma política pública de relevância na garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável e de Segurança Alimentar e Nutricional – SAN.
A condição da alergia alimentar pode comprometer a segurança alimentar e nutricional dos indivíduos afetados. Como a restrição do consumo de alimentos alergênicos é a única alternativa disponível para prevenir o aparecimento das complicações clínicas, o acesso a informações adequadas sobre a presença desses constituintes nos alimentos é essencial para proteger a saúde de indivíduos, em sua grande maioria crianças pequenas, com alergias alimentares. 
Nesse encontro vamos ampliar a discussão sobre o tema da rotulagem que, para a maioria dos alimentos embalados, é o principal meio de comunicação pelo qual os fabricantes podem informar os consumidores sobre a presença de alergênicos de forma a se permitir o gerenciamento do risco de manifestações clínicas adversas por aqueles consumidores que convivem com restrições alimentares. Serão apresentadas situações reais onde a informação inadequada no rótulo impactou negativamente a vida de consumidores com alergia alimentar, além de informações importantes sobre a rotulagem para que os produtores persigam a capacitação dentro desse tema, o que permite o acesso a informações corretas, compreensíveis e visíveis aos consumidores sobre a presença dos principais alimentos que causam alergias alimentares na rotulagem dos alimentos embalados.

Facilitadoras:

DRA. ÉRICA SPEGLICH - Bióloga, mestre e doutora em educação e especialista em jornalismo científico (UNICAMP). Participante do Coletivo Acolhimento Alimentar e do Conselho de Alimentação Escolar de Piracicaba (representando a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil).

HELOÍZE MILANO - Bióloga e mestre em Ciências (USP). Participante do Coletivo Acolhimento Alimentar e mãe de duas crianças com alergias alimentares múltiplas na rede estadual de ensino de SP.

NANCY THAME - Engenheira agrônoma e gestora ambiental. Atua como secretária da SEMA (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Piracicaba) desde janeiro de 2021 e foi vereadora do município de 2017 a 2020.

Observação

Essa atividade será realizada no Varejão da Paulista - Av. Dr. Paulo de Moraes, 2110, integrará a programação da V Semana da Conscientização da Alergia Alimentar de Piracicaba, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMA). 





AS INSCRIÇÕES PARA ESTE CURSO ESTÃO FECHADAS NO MOMENTO



Caso o formulário apresente algum problema por gentileza informe pelo e-mail escola@camarapiracicaba.sp.gov.br