Formação em Comunicação Política no Contexto do Ambiente Digital - TEMA IV

II - Capacitação para agentes políticos

Assessores parlamentares, servidores públicos em geral, mandatários, candidatos que disputarão a eleição 2020 e estudantes dos cursos de comunicação social, ciências sociais, marketing e afins.

De 27/01/2020 a 19/02/2020

Dia 20/02 Das 14h às 18h

4º Encontro: Palestra "Planejamento Estratégico de Marketing Político Digital"

Uma campanha eleitoral é a soma de um conjunto de desafios e obstáculos que um candidato precisa superar, neste sentido, ela não deixa de ser um empreendimento ambicioso, pois num curto espaço de tempo, muitos são os recursos que precisam ser empregados para o cumprimento de diversas metas e objetivos, como levar a mensagem certa ao público certo, buscando a diferenciação dos seus adversários. Num contexto onde a saturação da mensagem se fará presente (principalmente em função das redes sociais), cabe ao candidato se preparar de forma adequada para o desafio da campanha, conhecendo as principais ferramentas e como usá-las corretamente na sua estratégia eleitoral, através da construção de um Planejamento Estratégico de Marketing Político Digital.

Conteúdo Programático:
1) A pesquisa como pilar da sua estratégia digital
2) Aprenda a montar um diagnóstico
3) Ou você se define ou vai perder a eleição
4) Os pilares do mundo digital
5) Público alvo x Persona
6) Definição de metas e objetivos
7) A importância de mapear e projetar cenários políticos
8) Compreendendo o papel dos adversários e por que eles são importantes
9) Canais e comunicação: a ponta do iceberg
10) A Pós Verdade, as Fake News e a Guerra de Narrativas: entenda onde atrapalham o seu planejamento
11) CRM como obrigação e não mais como diferencial competitivo
12) Estrutura de uma equipe de marketing político digital
13) Plano de ação
14) Mensuração
15) Recursos financeiros
16) Mobilização política
17) Articulação política
18) Tendências 2020

Palestrante: Gilmar Arruda de Souza - Estrategista de Marketing Político e Eleitoral, com profundo conhecimento do Marketing Digital e Planejamento, acumulado nos seus 17 anos de carreira profissional. É Publicitário graduado pelo Mackenzie, com pós em Marketing Digital pela Faculdade Impacta de Tecnologia e em Publicidade e Mercado pela ECA-USP. Tem curso de extensão em Marketing Político e Propaganda Eleitoral, também pela ECA-USP. É Palestrante e Professor Associado e Coordenador dos cursos, palestras e seminários que envolvam os temas Marketing Político e Eleitoral e Comunicação Política e Institucional, do Instituto Legislativo Paulista (ILP), que é o braço educacional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP).

Campanha da Solidariedade: A contribuição pode ser feita com a doação de 1 L de leite ou 1 pacote de fralda geriátrica.

Local: Sala de aula da Escola do Legislativo de Piracicaba - Prédio anexo da Câmara de Vereadores (pavimento térreo) - Rua do Rosário, 833, centro

Esta palestra integra o Ciclo "Formação em Comunicação Política", sob coordenação de Gilmar Arruda de Souza. Realizado em 4 encontros, tem como objetivo abordar o marketing político digital, partindo da concepção de que sem a política não é possível o marketing político, passando pela influência que as plataformas digitais exercem no comportamento do eleitor até a entrega de um planejamento estratégico.