Palestra e Oficina "As Mudanças Climáticas no derretimento das geleiras e a sustentabilidade dos oceanos" (PRESENCIAL)



Eixo Temático

II - Capacitação para agentes políticos


Público Alvo

Alunos, professores e educadores, das redes públicas e particulares de ensino, além de outras instituições culturais, sociais, municipais, dentre outros; sociedade em geral.


Período de inscrição

De 18/08/2025 a 25/09/2025


Duração do Curso

2 horas


Período do curso

Dia 29/09/2025 das 13h30 às 15h30


Horário das aulas

Das 13:30 às 15:30


Conteúdo

Declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU), 2025 éconsiderado o Ano Internacional da Preservação das Geleiras (International Year of Glaciers Preservation - IYGP 2025). Nesta ocasião, o grupo de pesquisa e extensão Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza (CRECIN), vem atuando neste período com ações validadas pelos responsáveis, de divulgação científica em escolas e demais espaços de saber e cultura, trazendo a Criosfera (englobando geleiras, glaciares, neves e tópicos correlatos) como destaque.
A proposta oferece uma visão abrangente sobre os impactos do derretimento das geleiras, abordando desde os efeitos ambientais até as consequências socioeconômicas. Ela destaca como a perda de gelo afeta a biodiversidade, altera padrões climáticos e compromete a agricultura, levando a desafios como escassez de água, erosão do solo e crises alimentares. Além disso, identifica os principais setores responsáveis pelos problemas ambientais e propõe ações individuais e coletivas para mitigar esses impactos, incluindo mudanças nos hábitos de consumo e políticas públicas voltadas para a sustentabilidade urbana.
Ainda, há um momento para uma oficina prática com recursos didáticos sobre a temática, abrangendo a fauna, impactos e recursos naturais de forma lúdica e acessível, ao qual os participantes exploram mais detalhadamente sobre a Criosfera.
As atividades não estão apenas em concordância com a temática das geleiras e mudanças climáticas, mas também com a proposta da Cultura Oceânica e o movimento Escola Azul, que busca incluir no ensino formal conteúdos sobre os oceanos, sua importância, recursos e a sua preservação.Vale ressaltar que em 2025, foi  protocolado um projeto da inserção do Currículo Azul dentro das competências nacionais de ensino no Brasil, sendo o primeiro país a propor tal prática.

Facilitadores:

CHARLES ALBERT MEDEIROS - mestrando pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades CENA/Esalq. Tem experiência em extensão universitária, atuando como colaborador em projetos e atividades voltadas à divulgação científica.

LEVI DE ZEN ITEPAN - Biólogo e aluno de prática profissionalizante pela Esalq/USP, tem experiência em extensão universitária, com ênfase em pesquisa e transposição de conhecimentos para formatos mais acessíveis, principalmente em recursos didáticos. 
ROSEBELLY NUNES MARQUES - docente da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” - Esalq/USP. Tem experiência na área de formação de professores, elaboração e aplicação de recursos didáticos, metodologias ativas e modelo STEAM. É coordenadora do grupo de pesquisa e extensão Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza (CRECIN), responsável por projetos como o Clube de Ciências “Luiz de Queiroz”, que atua com a divulgação científica, voltando alunos e professores.


Observação

Essa palestra será PRESENCIAL no Salão Nobre da Câmara Municipal - Rua Alferes José Caetano, nº 834 Centro

Campanha da Solidariedade: Trazer 1 litro de leite no dia da atividade