Roda de Conversa "Mulher (substantivo feminino): como o discurso do machismo estrutural constrói a ‘mulher’ no Brasil?" (PRESENCIAL)



Eixo Temático

III - Difusão Cultural


Público Alvo

Público em geral; educadoras; profissionais psi; agentes da política; mães, pais e responsáveis pela educação de crianças.


Período de inscrição

De 20/02/2023 a 29/03/2023


Duração do Curso

3 horas


Período do curso

De 31/03/2023 a 31/03/2023


Horário das aulas

Das 14:00 às 17:00


Conteúdo

Nesta atividade, vamos explorar o diverso campo semântico do ‘feminino’ / ‘mulher’, investigando como as ideias de ‘mulher’ / ‘feminino’ (e seus desdobramentos) são construídas pela língua portuguesa.
A proposta é apresentar como a própria língua portuguesa constrói as ideias de ‘mulher’ / ‘feminino’ e como tais ideias são impregnadas dos valores machistas. Queremos mostrar que as palavras e seus significados são socialmente construídas e não naturais, para entendermos que o machismo não é natural e sim uma construção social que pode (e deve) ser transformada.
A hipótese é que precisamos entender os significados sociais das palavras, pois são estas que dão significado ao mundo. É por meio delas que compreendemos e agimos no mundo.
Junto das pessoas presentes, vamos explorar diversos vocábulos, locuções, expressões, ditos populares e mostrar como o machismo estrutural constrói os diversos papeis das mulheres e a ideia de feminino.
A partir disso, propomos perguntas para reflexão: que mudanças podemos promover na nossa compreensão sobre as palavras que nos definem? Que mudanças podemos promover na sociedade rumo ao enfrentamento do machismo estrutural?

Palestrante:
Dr. HELIO HINTZE – Psicanalista, filósofo e pesquisador transdisciplinar - Projeto Fazer e Observatório do Machismo, Palestrante e Consultor em Ética Corporativa. Titulação: Doutor em Ciências e Mestre em Ecologia ESALQ/CENA-USP, Pós-doutorando Formação de educadores (Machismo) USP até 2023, Pós-graduação Psicopatia, Psicanálise e Clínica Contemporânea - Instituto ESPE até 2023, Pós-doutorado Economia, Administração e Sociologia (USP) e Licenciatura Filosofia – Claretiano.

Observação

A Palestra será Presencial, na Escola do Legislativo - Rua do Rosário, nº 833 - Centro

Campanha da Solidariedade: No dia desta atividade, trazer 1 litro de leite