Palestra “Como lidar com nossos adolescentes na atualidade: perspectiva para a prevenção do suicídio e a autolesão” (ONLINE)



Eixo Temático

III - Difusão Cultural


Público Alvo

Profissionais da saúde, pais, cuidadores, educadores, dirigentes escolares e público em geral


Período de inscrição

De 08/11/2022 a 23/11/2022


Duração do Curso

2 horas


Período do curso

De 25/11/2022 a 25/11/2022


Horário das aulas

Das 09:00 às 11:00


Conteúdo

Certas mudanças e transformações são pertencentes e necessárias para o desenvolvimento saudável de uma vida biopsicossocial. Muitas delas são previsíveis e outras não. De modo semelhante, os impactos de tais mudanças para alguns são facilmente assimiláveis e para outros não. Algumas são celebradas e outras temidas e/ou vistas com desprezo. O cenário pandêmico impactou de forma direta, ampla, intensa e definitiva a vida cotidiana da maioria das famílias em todo o mundo. Entretanto, possivelmente, junto de certo viés de leitura, ninguém tenha sofrido tanto com mudanças de rotina, medos, incertezas, privação de liberdade e maneiras de experienciar a vida que os adolescentes. Prova disso é o modo de se relacionar mais pautado na violência, presente em suas falas e gestos, formal e informalmente relatado por diversos educadores e dirigentes escolares na volta às aulas. Somados à violência encontram-se os comportamentos marcados pela apatia e a dificuldade de comunicação com outrem e a expressão de seus próprios sentimentos, vontades etc., resultando, em muitos casos, em ideações suicidas e/ou autolesão.
A partir da contextualização de certas transformações vividas pela humanidade nas duas primeiras décadas do século XXI, tais como a globalização, o incremento das tecnologias, da alternância frenética de valores balizadores de escolhas e, consequentemente, da formação de personalidades e de possibilidades reais e fantasiosas sobre “a vida boa” a ser construída por uma “pessoas de bem”, a presente palestra tem como objetivo, antes de tudo, acolher as dúvidas, angústias e incertezas de pais, cuidadores, educadores e profissionais da saúde nas relações, amparo e certo direcionamento da “nova geração” de adolescentes com a qual vivemos e/ou trabalhamos, também conhecida como a “geração do quarto”.
O fio condutor bibliográfico das discussões ampara-se, principalmente, em dois textos de Sigmund Freud: “O mal-estar da civilização” e “Por que a guerra?”; “Felicidade não é bem que se mereça”, de Jorge Forbes, e “A geração do quarto: quando crianças e adolescentes nos ensinam a amar”, de Hugo Monteiro Ferreira. Para além de tal referência bibliográfica encontram-se resvalos na Música Popular Brasileira e nas animações da Walt Disney Studios “Red: crescer é uma fera” e “Divertidamente”. 

Palestrante: 
Prof. Dr. Sérgio de Oliveira Santos - Psicólogo clínico e Suicidólogo, graduado e licenciado em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba. É mestre e doutor em Educação pela “Universidade Júlio de Mesquita Filho” – Unesp/Rio Claro e mestre em Direito, também pela Unimep. Especialista em Intervenção na Automutilação, Prevenção e Posvenção do Suicídio no Instituto Vita Alere em São Paulo. É membro da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção ao Suicídio – ABEPS e vice-presidente do Rotary Club Piracicaba Luiz de Queiroz.

Observação

A palestra online será realizada através do aplicativo Zoom, com transmissão simultânea pelo YouTube (Escola do Legislativo Piracicaba), os inscritos receberão o link de acesso para a sala de reunião por email e/ou WhatsApp.
ATENÇÃO: Somente os participantes que preencherem a ficha de avaliação dentro do prazo, receberão certificado de participação.