Palestra “Fortalecer a amamentação: apoiando e educando” (PRESENCIAL)



Eixo Temático

III - Difusão Cultural


Público Alvo

Comunidade em geral; Educadoras e Educadores de todos os níveis de Ensino; Líderes no ambiente corporativo; Políticos; Profissionais da Saúde, da Educação, Empresários; Pais, mães e familiares; Assistentes Sociais, etc


Período de inscrição

De 29/07/2022 a 28/08/2022


Duração do Curso

3 horas


Período do curso

De 30/08/2022 a 30/08/2022


Horário das aulas

Das 14:00 às 17:00


Conteúdo

Agosto Dourado: A importância do aleitamento materno e estratégias para a criação de ambientes favoráveis à amamentação.

1. O tema está alinhado com a área temática 1 da campanha Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030:

- Erradicação da pobreza - Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares. 
- Fome zero e agricultura sustentável - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
- Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
- Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;

2. A importância de se conhecer a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL):

O encontro tem objetivos de informar, capacitar e fortalecer nossa capacidade de criar e sustentar ambientes favoráveis à amamentação para as famílias.
O aleitamento materno é fundamental para a implementação efetiva de estratégias de desenvolvimento sustentável, especialmente em um mundo pós-pandemia, pois melhora a nutrição, garante a segurança alimentar e reduz as desigualdades entre e dentro dos países.


Palestrante:
DRA LUDMILA TAVARES COSTA ERCOLIN -  Odontóloga, Mestra em Fisiologia Oral e Doutora em Saúde Pública pela Unicamp,  Especialista em Aleitamento Materno e Cuidado Materno infantil pelo instituto Passo 1, Especialista em Psiquismo do Nascimento pela Universidade de Paris,  Consultora Internacional em Lactação pelo IBLCE e Coordenadora de cursos de especialização em Aleitamento Materno e Aconselhamento em Amamentação.


Facilitadores:
ANA PAULA VIOTO FERRAZ - Nutricionista da Secretaria da Saúde do Município de Piracicaba, tutora da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil.

ANDRESA NUÑEZ GARCIA MENDES -  Nutricionista da Secretaria da Saúde do Município de Piracicaba, tutora da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil e Presidente do Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável.

DR. ROGÉRIO TUON - Médico pediatra, coordenador do Pacto para Redução da Mortalidade Materno Infantil, do programa Saúde da Criança e do programa de Residência Médica da Secretaria de Saúde de Piracicaba.

SOLANGE SPIRONELLO - Assistente social do Pacto para Redução da Mortalidade Materno Infantil da Secretaria da Saúde de Piracicaba.

Observação

A Palestra será Presencial, na Escola do Legislativo - Rua do Rosário, nº 833 - Centro

Campanha da Solidariedade: No dia desta atividade, trazer 1 litro de leite