Roda de Conversa “Relações étnico-raciais e o programa dos direitos humanos” (ONLINE)



Eixo Temático

III - Difusão Cultural


Público Alvo

Gestores, Educadores, Lideranças, Ativistas, Cidadãos em geral


Período de inscrição

De 02/05/2022 a 22/05/2022


Duração do Curso

2 horas


Período do curso

De 23/05/2022 a 23/05/2022


Horário das aulas

Das 14:00 às 16:00


Conteúdo

Cidadania e Direitos Humanos são expressões bonitas e sofisticadas, mas elas importam realmente no dia a dia das pessoas? Por quê? Em nossos quatro encontros, iremos conversar sobre algumas das diferentes maneiras em que a Cidadania Política e os Direitos Humanos importam na nossa experiência cotidiana. Entender o que estes conceitos implicam, para além de sua formalidade ou abstração teórica, é começar a construir a sociedade em que merecemos viver.

Nesta roda de conversa, trataremos das relações étnico-raciais e o programa dos direitos humanos. Consideraremos a conexão entre o programa dos direitos humanos e o compromisso para se construir uma cultura que supere o racismo. Em especial, descobriremos o conhecimento da potência da cultura afro-brasileira como dimensão fundamental para a educação para as relações étnico-raciais, tendo como pondo de partida o debate sobre os direitos humanos.

Facilitador:

Prof. ADELINO FRANCISCO DE OLIVEIRA - Professor de Filosofia no Instituto Federal de São Paulo, campus Piracicaba, Pós-doutor com pesquisa em Direitos Humanos.

Mediação:

Prof. MARCELO BONGAGNA - Jornalista, especialista em marketing, mestre em Administração, membro do Comitê em Ética em Pesquisa da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-UNICAMP), professor de ensino superior, e professor-orientador de pós-graduação pelo Instituto Pecege (ESALQ-USP).

Observação

A roda de conversa online será realizada através do aplicativo Zoom, com transmissão simultânea pelo YouTube (Escola do Legislativo Piracicaba), os inscritos receberão o link de acesso para a sala de reunião por email e/ou WhatsApp.
ATENÇÃO: Somente os participantes que preencherem a ficha de avaliação dentro do prazo, receberão certificado de participação.