Aula Prática: Excluindo ingredientes para incluir pessoas: a cozinha inclusiva para atender Necessidade Alimentar Especial (ATIVIDADE EXCLUSIVA PARA ALUNOS(AS) DO CURSO DE NUTRIÇÃO DA ETEC)



Eixo Temático

III - Difusão Cultural


Público Alvo

Alunas (os) do Curso de Nutrição da ETEC


Período de inscrição

De 27/04/2022 a 16/05/2022


Duração do Curso

2 horas


Período do curso

De 17/05/2022 a 17/05/2022


Horário das aulas

Das 09:00 às 11:00


Conteúdo

O objetivo da Semana da Conscientização da Alergia Alimentar, tal qual estabelecida através do Decreto do Legislativo Nº 17/2018, é a conscientização sobre as alergias alimentares através da ampliação do diálogo com o público em geral. Nos últimos quatro anos a Semana se destaca, entre outros aspectos, como importante instrumento para consolidação da garantia de acesso para as crianças matriculadas na rede pública de ensino de Piracicaba à alimentação escolar adaptada. A V Semana da Conscientização busca aprofundar a discussão sobre como o PNAE se configura em estratégia fundamental de combate à insegurança alimentar para os estudantes piracicabanos que convivem com alergias alimentares. É, portanto, uma política pública de relevância na garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável e de Segurança Alimentar e Nutricional – SAN.
A discussão sobre como a condição da alergia alimentar, além das demais Necessidades Alimentares Especiais, pode comprometer a segurança alimentar e nutricional dos indivíduos afetados será o tema deste encontro. Os estudantes do curso técnico de Nutrição e Dietética serão convidados a conhecer os fundamentos da cozinha inclusiva e os desafios apresentados para o manejo da contaminação cruzada de alérgenos através de um contraponto com a produção caseira e industrial, de forma a impactar positivamente sua prática profissional. Além de exposição haverá aula prática. 

Palestrantes:

ALESSANDRA COZZO DE SIQUEIRA - Nutricionista e Coordenadora do curso técnico em Nutrição e Dietética da Etec Coronel Fernando Febeliano da Costa. Atual presidente do CAE de Piracicaba que fiscaliza a utilização dos recursos públicos, repassados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), para a compra de alimentos destinados à alimentação escolar.

DRA. ÉRICA SPEGLICH - Bióloga, mestre e doutora em educação e especialista em jornalismo científico (UNICAMP). Participante do Coletivo Acolhimento Alimentar e do Conselho de Alimentação Escolar de Piracicaba (representando a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil).

HELOÍZE MILANO - Bióloga e mestre em Ciências (USP). Participante do Coletivo Acolhimento Alimentar e mãe de duas crianças com alergias alimentares múltiplas na rede estadual de ensino de SP.

Observação

Atividade exclusiva para alunos(as) do Curso de Nutrição da ETEC e integrará a programação da V Semana da Conscientização da Alergia Alimentar de Piracicaba.