Palestra "Estudos de viabilidade técnica e econômica para Parcerias Público-Privada" (ONLINE)



Eixo Temático

II - Capacitação para agentes políticos


Público Alvo

Todos os atores públicos e privados que tenham interesse no tema


Período de inscrição

De 18/03/2022 a 17/04/2022


Duração do Curso

2 horas


Período do curso

De 19/04/2022 a 19/04/2022


Horário das aulas

Das 14:00 às 16:00


Conteúdo

A captação e a atração de investidores da iniciativa privada e do terceiro setor são estratégias para o crescimento e perpetuação, visando empreender e atuar apoiando o desenvolvimento econômico e sustentável. Também são estratégias de garantia de prosperidade do produto, gerando movimentação turística no município, bem como, a expansão de recursos e possibilidades de emprego e renda.

Para atrair a atenção da iniciativa privada e terceiro setor é necessário focar em dois pontos fundamentais e importantes: 
1° Ambiente seguro para os investimentos; 
2° Taxa de retorno dos valores investidos.

A confirmação da viabilidade desses dois pontos no “Business Case” se faz necessária para que o investidor possa ter dados substanciais que orientem de forma concreta sua análise e tomada de decisão quanto ao empreendimento que decidirá investir.
Nos dias atuais, os recursos estão escassos e as ofertas são diversas, exigindo mais cuidado e atenção do captador em relação a estes quesitos.
É importante nesse processo considerar a valorização do patrimônio histórico-cultural, material e imaterial existentes nos municípios.
Considerando também os princípios de democracia participativa através da Sociedade Civil organizada, instituições de ensino e empresas.
Pensando nisso, esta palestra propõe apresentar algumas ações importantes e necessárias, com objetivo de direcionar todos os pontos de atuação e no sentido de formatar um ambiente seguro, com dados atrativos, captação de investidores, participação popular e manutenção de acessos aos locais com atividades abertas à toda população.

Palestrante:
EDUARDO SALGADO MARCONI - Arquiteto e Urbanista graduado em 1999, Mestre em Urbanismo na linha de pesquisa de Requalificação Urbana no Programa de pós-Graduação da PUC - Campinas.  De 2005 a 2012, trabalhou na Prefeitura Municipal de Amparo, em 2005 como Diretor de Obras e de 2006 até 2012 como Secretário de Desenvolvimento Urbano de Amparo. Em 2013 foi consultor em Planejamento Estratégico nas Prefeituras de Jundiaí e São José dos Campos. De 2014 a 2016 trabalhou na Prefeitura de Limeira na Secretaria de Urbanismo no cargo de Diretor de Licenciamento Urbanístico. Ainda em 2016 trabalhou também na Prefeitura de Bragança Paulista como Secretário de Planejamento e Habitação. Atualmente é como docente na Universidade São Francisco. Coordenador da FESP SP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo).

 WILSON MIGUEL  - Gestor de projetos, Graduado em Marketing, Pós Graduado em Gestão Ambiental, também participou Programa de Certificação Turismo Sustentável PCTS e Especialização em Busines Model Generation. Há 21 anos ajudando gestores públicos e privados a ampliarem seus resultados com a implantação de projetos sustentáveis em áreas ambientais. Com experiência de ter participado da Idea a realização de 175 projetos em 24 estados brasileiros, desde de 2008 coordena modelagens técnica e económica de processos de concessões de parques municipais e estaduais.

Observação

A palestra online será realizada através do aplicativo Zoom, com transmissão simultânea pelo YouTube (Escola do Legislativo Piracicaba), os inscritos receberão o link de acesso para a sala de reunião por email e/ou WhatsApp.
ATENÇÃO: Somente os participantes que preencherem a ficha de avaliação dentro do prazo, receberão certificado de participação.