Palestras "Marketing Político e Eleitoral no Contexto da Comunicação Digital" (ONLINE)



Eixo Temático

II - Capacitação para agentes políticos


Público Alvo

Assessores parlamentares, servidores públicos em geral, mandatários, candidatos que disputarão a eleição deste ano e estudantes dos cursos de comunicação social, ciências sociais, marketing e afins.


Período de inscrição

De 09/02/2022 a 21/03/2022


Duração do Curso

4,5 horas


Período do curso

De 23/03/2022 a 25/03/2022


Horário das aulas

Das 15:00 às 16:30


Conteúdo

Objetivos Gerais

Apresentar uma visão ampla das etapas de um Planejamento Estratégico de Marketing Político e Eleitoral, desde a Pesquisa até a Mobilização, com foco no ambiente digital.

Objetivos Específicos

Esta abordagem visa preparar Assessores e Mandatários para o processo eleitoral do corrente ano e focará em 3 pilares:

a) Planejamento Estratégico Digital: ter contato com a estrutura passo a passo de um Planejamento Digital;
b) Posicionamento: entender e usar os princípios que norteiam a construção do Posicionamento Político;
c) Conteúdo e Comunicação: aprender, reconhecer e ser capaz de usar as técnicas comunicacionais para ter sucesso na disseminação de mensagens estrategicamente elaboradas, com o objetivo de construir, posicionar e projetar a imagem do candidato, através de ações que impactem positivamente na sua reputação, e que possam reforçar a sua atuação política nos diversos stakeholders (públicos estratégicos), com o claro objetivo de gerar “vantagem” eleitoral para a eleição de 2022.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 

1) O papel das pesquisas no pleito eleitoral;
2) Segmentação de público;
3) Fragilidades e pontencialidades – Análise SWOT;
4) Posicionamento e Construção da Imagem e da Marca (Personal Branding);
5) As etapas, seus pilares e as ferramentas de Comunicação para a construção da reputação;
6) Matriz Editorial;
7) A formação do Discurso Político e a importância do Storytelling;
8) A Estrutura de um Planejamento Estratégico Digital;
9) A importância do Inbound Marketing na comunicação política;
10) O impacto da  Pós Verdade, as Fake News e a Guerra de Narrativas numa campanha eleitoral;

GILMAR ARRUDA DE SOUZA - Estrategista de Marketing Político e Eleitoral, com profundo conhecimento do Marketing Digital e Planejamento, acumulado nos seus 18 anos de carreira profissional. É Publicitário graduado em Propaganda e Marketing, com pós em Marketing Digital e em Publicidade e Mercado. Tem curso de extensão em Marketing Político e Propaganda Eleitoral. Foi aluno de graduação nos cursos de Ciências Sociais e Filosofia e também de Ciência da Computação.
Exerce uma atividade paralela à de Estrategista, que é a de Palestrante e Professor Associado e Coordenador dos cursos, palestras e seminários que envolvam os temas Marketing Político e Eleitoral e Comunicação Política e Institucional.
Nas duas últimas eleições (2018-2020) fez parte de campanhas vitoriosas que elegeram senador, deputado federal e estadual, prefeitos e vereadores.
Viaja pelo país levando conhecimento para a comunidade política e já ministrou palestras para mais de 3 mil pessoas, entre candidatos, candidatos e assessores.

Observação

As palestras online serão realizadas através do aplicativo Zoom, com transmissão simultânea pelo YouTube (Escola do Legislativo Piracicaba) e os inscritos receberão o link de acesso para a sala de reunião por email e/ou WhatsApp.
ATENÇÃO: Somente os participantes que preencherem a ficha de avaliação dentro do prazo, receberão certificado de participação.