Roda de Conversa "O problema do Brasil é a corrupção?"



Eixo Temático

III - Difusão Cultural


Público Alvo

Público em geral


Período de inscrição

De 18/10/2021 a 03/11/2021


Duração do Curso

3 horas


Período do curso

De 04/11/2021 a 04/11/2021


Horário das aulas

Das 14:00 às 17:00


Conteúdo

Democracia pra cá, democracia pra lá, mas quando é que paramos para realmente conversar sobre os temas que preocupam tanta gente? 
Corrupção, Vida digna, Gênero e Cristianismo são os temas que abordaremos no mês de novembro. E não se preocupe, não será uma aula interminável e sim uma boa conversa.  
Não queremos apenas falar, mas também ouvir, compartilhar impressões e opiniões, elaborar preocupações e juntos refletir sobre o que importa. 

Programação 04 de novembro das 14h às 17h

O problema do Brasil é a corrupção?
- A corrupção explica todos os males do Brasil?;
- Mas o que é corrupção?;
- Quem é suscetível a ela?;
- Ela tem a ver com o caráter das pessoas ou com as estruturas e incentivos?;
- Como podemos combatê-la?.
Participe da nossa de conversa e pense conosco essas questões! 

Facilitadores:

ADELINO FRANCISCO DE OLIVEIRA é professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus de Piracicaba. Graduado em Filosofia pela Universidade São Francisco (1996). Mestrado em Ciências da Religião, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Doutorado em Filosofia, pela Universidade Católica Portuguesa (2013). Pós-doutorado, pelo Departamento de Economia, Administração e Sociologia, da Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" USP/ESALQ. Coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Senso Educação em Direitos Humanos, do IFSP, campus Piracicaba. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Ciências da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: Direitos Humanos, Complexidade, Pós-modernidade, Ética, Ciências da Religião e Educação. Possui significativa experiência na gestão de Extensão Universitária. Líder do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos e Juventude, vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Pós-Modernidade e Religião (Pós-Religare), vinculado ao programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências da Religião da PUC/SP. Membro pesquisador do Observatório da Criminalização da Pobreza e dos Movimentos Sociais.

RAFAEL GONZAGA é escritor; doutor em história social pela PUC-SP; roteirista e videomaker; trabalhou como professor do Ensino Fundamental II e Ensino Médio e, também, como professor universitário na UNIMEP. Atualmente realiza o projeto Espaço Arte e Cidadania em que promove a formação e o exercício da cidadania para crianças e adolescentes no bairro Novo Horizonte.

TIAGO C. LAZIER investiga a política como experiência e prática de produção de significado. Além de se dedicar ao ensino e à pesquisa, atua em vários projetos na interseção da política, estética, filosofia e tecnologia. É doutor em Ciência Política pela USP, mestre em Economia Pública, Direito e Política pela Leuphana Universität, Alemanha. É atualmente diretor de projetos e programas do Instituto Piracicabano de Estudos e Defesa da Democracia (IPEDD).

Mediação:

PEDRO MOTOITIRO KAWAI - vereador, empresário, administrador de empresas. Entre outubro de 2006 e junho de 2012, foi diretor do Centro Cultural na Estação da Paulista. Foi também presidente do Conselho Municipal do Idoso de 2011 a 2012, período em que trabalhou junto ao Fumdeca (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). Foi Primeiro Secretário da Mesa Diretora da Câmara nos biênios 2015-2016 e 2017-2018, presidente da Comissão de Educação, Esportes, Cultura, Ciência e Tecnologia (2013-2014-2015-2016) e presidente da Comissão de Saúde e Promoção Social (2017-2018). Foi também, no biênio 2019-2020, Vice-Presidente da Câmara de Vereadores, relator da Comissão de Educação, Esportes, Cultura, Ciência e Tecnologia e membro da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Atualmente é Segundo Secretário da Mesa Diretora da Câmara, presidente da Comissão de  Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas e relator da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e Coordenador da Escola do Legislativo.

Observação

A Roda de Conversa online será realizada através do aplicativo Zoom e os inscritos receberão o link de acesso para a sala de reunião por email e/ou WhatsApp.