Palestra de Abertura da SIMOB - Semana Integrada da Mobilidade



Eixo Temático

III - Difusão Cultural


Público Alvo

Público em geral


Período de inscrição

De 26/08/2021 a 19/09/2021


Duração do Curso

3 horas


Período do curso

De 21/09/2021 a 21/09/2021


Horário das aulas

Das 14:00 às 17:00


Conteúdo

A Semana Integrada tem como objetivo integrar e fortalecer atores e instituições do município que atuam com o tema e proporcionar reflexões e conhecimento sobre modelos de mobilidade sustentável que podem ser desenvolvidos em Piracicaba.

Os tempos são de desafios e cada vez mais torna-se importante promover ações e reflexões sobre o uso excessivo do automóvel, seus impactos nas emissões de gases de efeito estufa e clima, entre outros. A Mobilidade influencia a vida dos seres humanos contribuindo para sua saúde mental e física, a forma como nos deslocamos pode moldar a maneira como percebemos o ambiente assim como, os encontros que ocorrem em nosso dia-a-dia. Desta maneira, é importante o desenvolvimento de um sistema multimodal acessíveis e para dar subsídios à liberdade de escolha das pessoas.

Palestrantes:

MAURO CALLIARI - Administrador de empresas pela FGV-SP, com MBA pela Bocconi, em Milão, mestre (Mackenzie) e doutor em Urbanismo pela FAU-USP.  Foi executivo em empresas de consumo e mídia por 27 anos.  A partir de 2010 passou a dedicar-se ao estudo das questões da cidade, como os Espaços Públicos e a mobilidade.  É colunista da Folha de São Paulo, autor do livro Espaço Público e Urbanidade em São Paulo e da tese  – O pedestre e a cidade: fruição e mobilidade em São Paulo. É coordenador do Conselho da ONG Oficina Municipal, representante eleito no Conselho Municipal de Transportes, membro do Núcleo de Estudos Urbanos da Associação Comercial de São Paulo e da ONG Cidadeapé.

VICTOR ANDRADE CARNEIRO DA SILVA - Arquiteto e urbanista, Doutor em Urbanismo e com pós-doutorado em Planejamento Ambiental na Academia Real Dinamarquesa. É coordenador do Laboratório de Mobilidade Sustentável (LABMOB) e Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Previamente foi Professor Associado da Aalborg University (Dinamarca). Desenvolveu as plataformas ebusradar.org e Micromobilidadebrasil.org e possui vasta experiência nacional e internacional liderando consultoria e pesquisa na área de mobilidade sustentável.

ANTONIO NELSON RODRIGUES – Trabalhou na Secretaria de Obras da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, aonde iniciou sua carreira profissional em 1980,  é Arquiteto, Mestre (1990), Doutor (1993) e Livre-docente (1998) em Engenharia de Transportes, professor titular na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, aonde foi ainda vice-prefeito do campus, sem no entanto deixar de atuar como docente e pesquisador da EESC, onde exerce atualmente a função de presidente da Comissão de Pesquisa.

Mediadores:
SILVIA MORALES -  Engenheira civil,  Especialista e Mestre em urbanismo e Habitação Social, trabalhou em várias Prefeituras como Piracicaba,  Diadema e Limeira, também no Programa de Regularização Fundiária do Estado - Cidade Legal, foi Assessora Parlamentar e hoje é Vereadora pelo Mandato Coletivo - PV na Câmara Municipal de Piracicaba.

CIRO ABUD RIGHI - Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor, desenvolveu seu pós-doutorado na cidade de Piracicaba e parte deste em Manaus-AM, com trabalhos voltados à estimativa de fitomassa de vegetações naturais na Amazônia e sua contribuição ao Efeito Estufa devido à derruba e queima. Atualmente é Professor Dr. de Departamento de Ciências Florestais, onde atua nas áreas de Ecologia, Sistemas Agroflorestais, Restauração Ambiental e Serviços Ambientais. Coordena grupos acadêmicos e comissões do campus, como a Comissão de Mobilidade Sustentável.

Observação

A palestra online será realizada através do aplicativo Zoom e os inscritos receberão o link de acesso para a sala de reunião por email e/ou WhatsApp.