Oficina "Minipúblico e a Agenda Climática de Piracicaba"



Eixo Temático

II - Capacitação para agentes políticos


Público Alvo

Integrantes da Comissão Municipal de Mudanças Climáticas de Piracicaba – COMCLIMA, lideranças e participantes de organizações comunitárias de bairro e de produtores rurais, representantes de movimentos sociais e demais interessados no tema.


Período de inscrição

De 12/08/2021 a 16/09/2021


Duração do Curso

2 horas


Período do curso

De 20/09/2021 a 20/09/2021


Horário das aulas

Das 14:00 às 16:00


Conteúdo

O objetivo geral da oficina é iniciar a sensibilização e mobilização de atores relevantes para possível experimentação do Minipúblico na agenda climática piracicabana. Já, o objetivo específico é apresentar o método inovador de deliberação cidadã para envolvimento da sociedade e fortalecimento da participação em tal agenda.

Facilitadores:

ALINE MEME GALLO - Advogada graduada em Direito pela UNIMEP, pós-graduada em Gerenciamento Ambiental pela FEALQ/USP, Educadora Climática pelo ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade e pela Fundação Konrad Adenauer, certificada em Regularização Urbana pelo IERBB/MPRJ, integrante do Instituto IBI - Estudos e Planejamento do Uso e Ocupação do Território e voluntária da ONG Engajamundo.

AYRI SARAIVA RANDO - Engenheiro ambiental, especialista em BPM, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, e doutorando em Engenharia Civil (recursos hídricos, energéticos e ambientais). Atuou em políticas e projetos de mitigação às mudanças climáticas, REDD+, gerenciamento dos recursos hídricos, pagamentos por serviços ambientais, proteção e defesa civil, aprimoramento da logística reversa de resíduos sólidos, gestão de unidades de conservação, participação social e transparência pública. Atualmente, é sócio e analista de empresa no ramo de gestão de processos, pesquisador do Observatório da Governança das Águas do Brasil e conselheiro político e social do Mandato Coletivo “A Cidade é Sua!”.

BRUNO VELLO - Bacharel em Administração Pública e mestre em Ciência Política. Hoje, é analista de políticas públicas do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola – IMAFLORA e atua nas áreas de políticas ambientais, mudanças climáticas, participação social, prestação de contas e transparência pública.

FERNANDA D’ IMPÉRIO LIMA - Administradora de Empresas, especialista em Marketing e Pesquisa de Mídia. Foi cofundadora do coletivo Delibera Brasil. Atualmente é produtora cultural e empreendedora social, e consultora da Rede Conhecimento Social.

JHOÃO SCARPA - Licenciado em artes visuais. Trabalhou na Companhia Estável de Teatro Amador de Piracicaba - CETA e na direção artística da Paixão de Cristo. É ator, produtor, diretor de teatro artístico e integrante do Mandato Coletivo “A Cidade é Sua!” 

PABLO CARAJOL - Historiador, produtor Cultural e coordenador do Projeto Guri. É integrante do Mandato Coletivo “A Cidade é Sua!”.

SILVIA CERVELLINI - Cientista Social e especialista em Opinião Pública. Foi cofundadora do coletivo Delibera Brasil. Atuou no IBOPE por mais de 20 anos, liderando equipes de planejamento e atendimento de Opinião Pública e Inteligência de Mercado. Hoje, é coordenadora do Delibera Brasil.

SILVIA MARIA MORALES – Engenheira Civil; especialista e mestre em Urbanismo e Habitação Social; Trabalhou em várias Prefeituras como a de Piracicaba, Diadema e Limeira; também no Programa de Regularização Fundiária do Estado - Cidade Legal e foi ainda Assessora Parlamentar. Hoje, é vereadora pelo Mandato Coletivo "A Cidade é Sua!".


Observação

A oficina online será realizada através do aplicativo Zoom e os inscritos receberão o link de acesso para a sala de reunião por email e/ou WhatsApp.