Palestras "Sustentabilidade e Conservação"



Eixo Temático

I - Educação para a Cidadania


Público Alvo

Público em geral


Período de inscrição

De 25/05/2021 a 16/06/2021


Duração do Curso

2 horas


Período do curso

De 18/06/2021 a 18/06/2021


Horário das aulas

Das 09:00 às 11:00


Conteúdo

TEMA I - OBJETIVOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – AGENDA 2030
Os ODS integram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que resultou de um processo global participativo de mais de dois anos, coordenado pela ONU, no qual governos,  sociedade civil, iniciativa privada e instituições de pesquisa contribuíram através da Plataforma ‘My World’. Sua implementação teve início em janeiro de 2016, dando continuidade à Agenda de  Desenvolvimento do Milênio (2000-2015), e ampliando seu escopo. São 17 objetivos e 169 metas de ação global para alcance até 2030, em sua maioria, abrangendo as dimensões ambiental,  econômica e social do desenvolvimento sustentável, de forma integrada e inter-relacionada. Guiados pelas metas globais, espera se que os países definam as suas metas nacionais, de acordo com as suas circunstâncias, e as incorporem em suas políticas, programas e planos de governo.

Palestrante:
FÁBIO PENATTI –Coordenador de SGI da ANDRITZ Fabric and Rolls. Doutor em Ciências Toxicológicas, Mestre na área de Gestão Ambiental, graduado em Meio Ambiente, e capacitado em controle de biossegurança. Mais de 20 anos de experiência em Sistemas de Gestão da Qualidade,  Segurança, Meio Ambiente e Sustentabilidade, em empresas nacionais e multinacional. Consultor e auditor independente nas normas NBR ISO 14001, NBR ISO 9001, OHSAS 18001, NBR ISO 45001, NBR ISO IEC 17025, BPL, e Gestão da Sustentabilidade. Autor de vários artigos sobre gestão ambiental. Professor de Pós Graduação e ministrante de cursos e palestras sobre Gestão da Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Sustentabilidade. Químico com experiência em análises físico-químicas, e responsabilidade técnica em laboratório de higiene ocupacional. Coordenação de vários eventos socioambientais.

TEMA II – UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO MUNICÍPIO DE PIRACICABA E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Inicialmente será esclarecido o que são Unidades de Conservação (UCs) e quais UCs encontram-se no município de Piracicaba, abordando suas características físicas, biológicas e de gestão. Posteriormente, será abordada a contribuição que as UCs podem trazer ao desenvolvimento sustentável do município. Ao final será aberta a possibilidade de participação dos interessados com dúvidas e demais contribuições.

Palestrante:
ANTONIO ALVARO BUSO JUNIOR - Graduado em biologia e administração de empresas, com doutorado em ciências, com artigos científicos publicados em revistas internacionais. Experiência profissional em empresas privadas. Atualmente gestor de UCs e professor da Escola de Engenharia de Piracicaba.

Observação

O curso online será realizado através do aplicativo Zoom e os inscritos o link de acesso para a sala de reunião por email e/ou WhatsApp