Palestra "Criança com deficiência também se desenvolve brincando"



Eixo Temático

I - Educação para a Cidadania


Público Alvo

Familiares e profissionais que tenham contato com crianças ou que atuem profissionalmente com elas.


Período de inscrição

De 10/09/2021 a 05/10/2021


Duração do Curso

2 horas


Período do curso

De 07/10/2021 a 07/10/2021


Horário das aulas

Das 15:00 às 17:00


Conteúdo

A inclusão das crianças com deficiência nos espaços educacionais ainda é um desafio a ser alcançado. É urgente que repensemos as ações das escolas para que além de terem acesso, essas crianças permaneçam e sejam atendidas com mais qualidade. Um dos desafios das propostas inclusivas é o rompimento do descrédito existente nas possibilidades de desenvolvimento dessas crianças. Nesse sentido cabe a cada membro mais experiente da cultura e aos profissionais da educação um olhar atento a qualidade das experiências proporcionadas pelo grupo social a essas crianças, afinal é a qualidade das experiências criadas pelo grupo social frente às capacidades consolidadas e emergentes na criança (e em todas as outras etapas de vida) que pode configurar as possibilidades de seu desenvolvimento, tanto na constituição de alguma função psíquica em particular como na formação do psiquismo de modo geral. Essa palestra irá abordar a temática do brincar na perspectiva histórico-cultural. Segundo Vigotski, principal teórico dessa abordagem, o brincar é a atividade mais significativa da infância por ser também a mais propícia ao desenvolvimento de padrões mais elaborados de pensamento. A partir dessa atividade, em especial a que ocorre no plano imaginativo, a criança tem a oportunidade de se apropriar das relações humanas, das formas de ação, dos conhecimentos, dos valores e dos diferentes aspectos que compõem a cultura, enfim, situar-se no mundo, humanizar-se. Espera-se que a partir da palestra os profissionais da área possam repensar o papel que o brincar ocupa em suas relações com as crianças e que possam proporcionar atividades de brincadeira significativas para o desenvolvimento infantil por meio de mediações pedagógicas intencionais e de qualidade. 

Palestrante:
BEATRIZ APARECIDA DOS REIS TURETTA - Possui pós-doutorado em Educação Especial, Doutorado e Mestrado em Educação, Licenciatura Plena em Pedagogia. Tem experiência na área de Educação em diferentes níveis de ensino e atua principalmente na temática da Educação Especial.

Observação

O curso online será realizado através do aplicativo Zoom e os inscritos o link de acesso para a sala de reunião por email e/ou WhatsApp