Ciclo de Palestras "REURB sem mistérios" - TEMA I



Eixo Temático

I - Educação para a Cidadania


Público Alvo

Agentes públicos do Poder Executivo (Secretaria de Obras e EMDHAP), Legislativo e Judiciário, profissionais das áreas de arquitetura, direito, urbanismo e sociedade civil em geral.


Período de inscrição

De 05/05/2021 a 19/05/2021


Duração do Curso

2 horas


Período do curso

De 21/05/2021 a 21/05/2021


Horário das aulas

Das 09:00 às 11:00


Conteúdo

TEMA I - HISTÓRICO DA REURB NO BRASIL, AVANÇOS E RETROCESSOS

Tópicos a serem abordados:

- Reforma Urbana; 
- Constituição Federal 1988; 
- Estatuto da Cidade 2001;
- Planos Diretores;
- REURB E x REURB S;
- Lei Reurb 13.465/2017, leis especificas e seus provimentos;
- Contexto Piracicaba.

Palestrantes: 

Dr. IVAN CARNEIRO CASTANHEIRO - Promotor de Justiça – MPSP. Mestre em Direito pela PUC-SP. Membro do MPD - Ministério Publico Democrático. Professor da Escola Superior do Ministério Público (ESMP-SP). Professor de Direito Ambiental na UNIP. Membro do Conselho Consultivo do Projeto “Conexão Água” (MPF). Coordenador do 17º Núcleo da ESMP (Piracicaba). Vice-Diretor da ABRAMPA – Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público - Região Sudeste). Autor dos seguintes capítulos de livro: “Direito Urbanístico e Direito à Moradia”  (Manual de Direitos Difusos - 2ª ed. – Juspodivm, 2019) e “Regularização fundiária: fundamentos, aspectos práticos e propostas” (Regularização Fundiária, 2ª, 2014)

SILVIA MARIA MORALES - engenheira civil; especialista e mestre em urbanismo e habitação social; Trabalhou em varias Prefeituras como   Piracicaba,  Diadema e Limeira; Também no Programa de Regularização Fundiária do Estado - Cidade Legal e foi também  Assessora Parlamentar e hoje e Vereadora pelo Mandato Coletivo - PV na Câmara Municipal de Piracicaba.

Observação

Essa palestra será em parceria com o INSTITUTO IBI - ESTUDOS E PLANEJAMENTO DE USO E OCUPACAO DO TERRITORIO

O curso online será realizado através do aplicativo Zoom e os inscritos o link de acesso para a sala de reunião por email e/ou WhatsApp