Ciclo de Oficinas "Hortas e agroflorestas urbanas: Construindo Políticas Públicas de Agroecologia " - TEMA II



Eixo Temático

I - Educação para a Cidadania


Público Alvo

Público em geral


Período de inscrição

De 23/04/2021 a 17/05/2021


Duração do Curso

2 horas


Período do curso

De 19/05/2021 a 19/05/2021


Horário das aulas

Das 14:30 às 16:30


Conteúdo

TEMA II -  Hortas e agroflorestas urbanas: participação social, segurança alimentar e juventude

Dia 19 de maio - das 14h30 às 16h30

Facilitadoras:  Karine Silva Faleiros - Facilitadora de processos, Engenheira Florestal e Especialista em Educação Ambiental e Transição para Sociedades mais Sustentáveis pela ESALQ – USP.
                           Fernanda Peruchi - Engenheira Florestal pela Universidade Federal de Lavras. Mestre em Ciências pela USP e Mestre em Agroecologia pela                             Universidad de Córdoba/Espanha. 

14h30 Boas Vindas
Introdução
Objetivos
Contexto da proposta
Resgate do Encontro 1

14h45 - "Casa do Hip Hop e a Horta Comunitária: cultura, juventude e segurança alimentar"
Julia Madeira - Guia de turismo de afroturismo, graduanda em produção cultural, coordenadora da Rota Afro Piracicabana e integrante das organizações sociais Casa do Hip Hop, Instituto Terra Mater e a Cidade que queremos.

15h05 - "Agricultura urbana nos municípios da Rede de Agroecologia do Leste Paulista"
Francisco Corrales - Graduado em Engenharia Agronômica, Mestre em Ciência Ambiental e especializado em Agroecologia. Analista da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, no Centro Nacional de Pesquisa de Monitoramento e Avaliação de Impacto Ambiental, em Jaguariúna - SP.

15h25 - "Coletivo Nacional de Agricultura Urbana: participação social e construção de Políticas Públicas"
André Ruoppolo Biazoti - Bacharel em Gestão Ambiental pela ESALQ/USP e Mestre em Agricultura Urbana (PPGI-EA/USP). Conselheiro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Solidário e Sustentável de São Paulo (CDRSS), integrante da União de Hortas Comunitárias de São Paulo e do Coletivo Nacional de Agricultura Urbana (CNAU) e Secretaria Executiva da plataforma Agroecologia em Rede.

15h45 - Perguntas e diálogos visando captar elementos importantes para a construção da política pública/ lei de Hortas e Agroflorestas Urbanas de Piracicaba

16h15 - Encaminhamentos

16h30 - Finalização 

Observação

O curso online será realizado através do aplicativo Zoom e os inscritos o link de acesso para a sala de reunião por email e/ou WhatsApp