Palestra "Políticas Públicas e Inclusão do público-alvo da Educação Especial" (ONLINE)



Eixo Temático

I - Educação para a Cidadania


Público Alvo

Professores e demais profissionais que atuam junto à pessoas com deficiência, transtornos do desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação, e interessados em geral.


Período de inscrição

De 07/04/2021 a 26/04/2021


Duração do Curso

1.5 horas


Período do curso

De 28/04/2021 a 28/04/2021


Horário das aulas

Das 15:30 às 17:00


Conteúdo

A partir da contextualização histórica e dos pressupostos legais que embasam as propostas inclusivas, a palestra abordará a temática da inclusão do público-alvo da Educação Especial nos espaços escolares comuns.

Palestrante:
Prof.ª Dra. Eniceia Gonçalves Mendes - Doutorado em Psicologia pelo IP-USP (1995), Mestrado em Educação Especial na UFSCar, Graduação em Psicologia na FCLRP-USP. Professora Titular da Universidade Federal de São Carlos, docente do Depto de Psicologia, do Programa de Pós-Graduaçao em Educação Especial, coordenadora da rede de pesquisadores do Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP), líder do Grupo de Pesquisa sobre Formação de Recursos Humanos em Educação Especial (GP-FOREESP). Coordenadora do Programa de Extensão sobre Formação Continuada em Educação Especial PROEX/UFSCAR) . Estágios no exterior (Estados Unidos, França, México e Peru), e pós-doutorado na Université Paris V- Sorbonne na França (2007-2008) e na Universidade de Salamanca na Espanha (2017-2018). Atua na área de Educação com ênfase em Educação Especial. Desenvolve e orienta pesquisas sobre inclusão escolar, formação e política educacional. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores da Educação Especial- ABPEE (2013-2016). Presidente da comissão Organizadora do IV, V, VI, VII e VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial(CBEE). Ex- Membro do Comitê Assessor do CNPq (2015-2016). Ex- Membro da Comissão de Avaliação de Programas de Pós-Graduação da CAPES (2005). Bolsista Produtividade em Pesquisa 1B do CNPq.

Observação

O curso online será transmitido ao vivo pelo aplicativo Zoom (os inscritos receberão o link de acesso para a sala de reunião por email e/ou WhatsApp) 
e também pelo Canal da Escola no YouTube, através do link: 

https://www.youtube.com/channel/UCof7kyatk6Sz4xk7lhYc4xQ