Minicurso "História do Feminismo" (ONLINE)



Eixo Temático

I - Educação para a Cidadania


Público Alvo

Servidores públicos que lidam com política social; integrantes de movimentos sociais, partidos políticos e sindicatos; representantes da população e suas assessorias; profissionais da educação; estudante e demais interessados


Período de inscrição

De 05/03/2021 a 15/03/2021


Duração do Curso

3 horas


Período do curso

De 17/03/2021 a 18/03/2021


Horário das aulas

Das 09:00 às 11:00


Conteúdo

O evento visa apresentar uma introdução à História do Feminismo no Brasil e no Mundo, por meio de uma abordagem dos séculos XIX e XX que envolve a "história vista de baixo", a realidade das trabalhadoras e o peso do passado escravista no Brasil, além de despertar a percepção das permanências e das rupturas e o pensamento crítico sobre o passado e o presente.


Palestrante: Prof.ª Dra. Glaucia Fraccaro

Graduada em História, Mestre em História e Doutora em História Social. É professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e foi Coordenadora de Autonomia Econômica das Mulheres da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. Em 2016, defendeu a tese "Os Direitos das Mulheres - organização social e legislação trabalhista no entreguerras brasileiro" e, em 2017, recebeu o prêmio "Mundos do Trabalho em Perspectiva Multidisciplinar, da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET).

Observação

O curso online será transmitido ao vivo pelo aplicativo Zoom (os inscritos receberão o link de acesso para a sala de reunião por email e/ou WhatsApp) 
e também pelo Canal da Escola no YouTube, através do link: 

https://www.youtube.com/channel/UCof7kyatk6Sz4xk7lhYc4xQ