Palestra "A constituição da pessoa com deficiência na perspectiva histórico-cultural" (ONLINE)



Eixo Temático

I - Educação para a Cidadania


Público Alvo

Familiares e profissionais que atuam junto à pessoas com deficiência, transtornos do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação


Período de inscrição

De 08/02/2021 a 17/02/2021


Duração do Curso

1.5 horas


Período do curso

De 18/02/2021 a 18/02/2021


Horário das aulas

Das 15:00 às 16:30


Conteúdo

A palestra irá abordar a temática da constituição da pessoa com deficiência na perspectiva histórico-cultural. Segundo Vigotski, principal teórico dessa abordagem, o homem nasce um ser social e se desenvolve na relação com os outros. Por meio das relações interpessoais ele elabora as significações socialmente construídas e reconstrói internamente os significados das experiências, transformando-os em capacidades próprias, em funcionamento intrapessoal. Desse modo, ao se apropriar dos padrões da cultura em que vive ele se singulariza enquanto indivíduo.

As pessoas com deficiência ou com algum comprometimento precisam de condições culturalmente criadas, relativas a caminhos alternativos e  recursos especiais que atendam às peculiaridades individuais e possibilitem a inserção na vida coletiva. Não se trata de ignorar o déficit, mas de assumir que as possibilidades de desenvolvimento também se encontram na vida social.

Nesse sentido cabe a cada membro mais experiente da cultura e aos profissionais da educação um ohar atento a qualidade das experiências proporcionadas pelo grupo social a essas pessoas, afinal é a qualidade é a qualidade das experiências criadas pelo grupo social frente às capacidades consolidadas e emergentes na criança (e em todas as outras etapas de vida) que pode configurar as possibilidades de seu desenvolvimento, tanto na constituição de alguma função psíquica em particular como na formação do psiquismo de modo geral.


Palestrante: Beatriz Aparecida dos Reis Turetta
Possui pós-doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos, Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo. Tem experiência na área de Educação em diferentes níveis de ensino e atua principalmente na temática da Educação Especial

Observação

O curso online será transmitido ao vivo pelo aplicativo Zoom (os inscritos receberão o link de acesso para a sala de reunião por email e/ou WhatsApp) 
e também pelo Canal da Escola no YouTube, através do link: 

https://www.youtube.com/channel/UCof7kyatk6Sz4xk7lhYc4xQ