Ciclo de Formação "Diálogos para Equidade" - TEMA II (ONLINE)



Eixo Temático

III - Difusão Cultural


Público Alvo

Estudantes, servidores públicos, gestores, colaboradores, líderes, interessados em construir uma sociedade mais igualitária e diversa


Período de inscrição

De 11/05/2020 a 21/05/2020


Duração do Curso

2 horas


Período do curso

De 21/05/2020 a 21/05/2020


Horário das aulas

Das 14:00 às 16:00


Conteúdo

Tema II – Palestra "Divisão sexual do trabalho, precisamos falar sobre isso"

Você sabe o que é divisão sexual do trabalho?
Quando falamos de divisão sexual do trabalho, falamos de tarefas diferentes ou responsabilidades diferentes a homens ou mulheres pelo único motivo do sexo biológico.
Essa forma de organização social do trabalho é historicamente adaptada a cada sociedade e tem por característica a destinação prioritária dos homens a atividades produtivas (ocupações de forte valor agregado, como comércio, indústria, empreendimentos, e na política) e as mulheres à esfera reprodutiva (atividades relacionadas a cuidados e afazeres domésticos). 
Essa divisão repercute fortemente nos cargos ocupados pelas mulheres e em seus rendimentos, já que são destinadas às mulheres principalmente tarefas e ocupações que remetem a cuidado e serviço que são menos valorizados socialmente.
Nesse encontro iremos discutir como esses deveres, já naturalizados, impactam a vida das mulheres e a dinâmica das famílias, e como podemos modificar essa realidade. 

Palestrantes: Rebeca Henrique do Nascimento da Silva- Advogada, graduanda em pedagogia, promotora legal popular. 
                     Lívia Brusasco de Oliveira – Psicóloga, especialista em gestão de RH. 


- O curso online será transmitido ao vivo pelo aplicativo Zoom (os inscritos receberão o link de acesso para a sala de reunião por email e/ou WhatsApp) 
e também pelo Canal da Escola no YouTube

- Os inscritos receberão certificado de participação mediante resposta ao questionário enviado após a palestra.

Observação

Esta palestra integra o Ciclo "Diálogos para Equidade", sob coordenação de Luana Bruzasco de Oliveira. Realizado em 4 encontros,  tem como objetivo contribuir para conscientização sobre a contribuição das mulheres para tomada de decisões econômicas e como elas podem influenciar positivamente “nos resultados” e no desempenho das empresas. 


https://www.youtube.com/channel/UCof7kyatk6Sz4xk7lhYc4xQ