Formação em Comunicação Política no Contexto do Ambiente Digital - TEMA I



Eixo Temático

II - Capacitação para agentes políticos


Público Alvo

Assessores parlamentares, servidores públicos em geral, mandatários, candidatos que disputarão a eleição 2020 e estudantes dos cursos de comunicação social, ciências sociais, marketing e afins.


Período de inscrição

De 14/01/2020 a 05/02/2020


Duração do Curso

4 horas


Período do curso

De 06/02/2020 a 06/02/2020


Horário das aulas

Das 14:00 às 18:00


Conteúdo

1º Encontro: Palestra "Política, Eleição e Marketing: análises, conceitos e estratégias para você vencer em 2020"

Nos últimos anos, o ambiente político nacional e internacional sofreu inúmeras alterações na interação com os públicos. O advento das redes sociais, a velocidade da disseminação de informações e a possibilidade de produção de conteúdos com gadgets cada vez mais acessíveis fizeram com que houvesse uma transformação na forma de comunicar projetos de poder, ideias e candidaturas. Por tudo isso, além das transformações na legislação eleitoral, é essencial pensar como a democracia brasileira foi atingida por esses fenômenos e como ela se prepara para os próximos eventos eleitorais.

Conteúdo Programático:
1) Por que fazemos política?
2) Política e organização social
3) Equilíbrio, públicos e estratégias na política
4) Cenário eleitoral
5) Eleição para vereador: onde a rua encontra as redes
6) O fim das coligações para o legislativo e os desafios para os partidos
7) O que podemos aprender com os clássicos em tempos de redes digitais?
8) As redes sociais e a transformação da comunicação política
9) A construção da imagem pública pelas redes
10) Contar histórias e desenvolver discursos - sobre política e narrativas
11) Ideologias e bandeiras nacionais na disputa municipal
12) Renovação política e novas tecnologias
13) Experiência do cidadão e experiência do eleitor - a jornada para a conquista do apoio, da defesa e do voto

Palestrante: Kleber Carrilho - Cientista social pela Universidade de São Paulo, doutor e mestre em Comunicação Social, com pesquisa pós-doutoral na Universidade de Paris (Sorbonne). Atua na interação entre inovação, educação, negócios e política na Tekhne Academy, é professor dos cursos de pós-graduação de Gestão de Comunicação e Marketing e de Marketing Político e Campanhas Eleitorais na Escola de Comunicações e Artes da USP e de Estratégia e Liderança Política da Fundação Escola de Sociologia e Politica de São Paulo - FESPSP.


Campanha da Solidariedade: A contribuição pode ser feita com a doação de 1 L de leite ou 1 pacote de fralda geriátrica.


Local: Sala de aula da Escola do Legislativo de Piracicaba - Prédio anexo da Câmara de Vereadores (pavimento térreo) - Rua do Rosário, 833, centro

Observação

Esta palestra integra o Ciclo "Formação em Comunicação Política", sob coordenação de Gilmar Arruda de Souza. Realizado em 4 encontros, tem como objetivo abordar o marketing político digital, partindo da concepção de que sem a política não é possível o marketing político, passando pela influência que as plataformas digitais exercem no comportamento do eleitor até a entrega de um planejamento estratégico.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS - VAGAS PREENCHIDAS