Palestra "História das Artes Visuais em Piracicaba - da arte indígena à arte contemporânea"



Eixo Temático

III - Difusão Cultural


Público Alvo

Público em geral


Período de inscrição

De 01/07/2019 a 12/08/2019


Duração do Curso

6 hora(s)


Período do curso

De 13/08/2019 a 27/08/2019


Conteúdo

Piracicaba possui atividade artística desde o século XIX, embora artistas nascidos na cidade só apareçam no começo do século XX. É indiscutível que o ambiente local é muito favorável a exposições, cursos e outras atividades ligadas às artes visuais.
Uma das perguntas que norteia a pesquisa do professor de História da Arte Fábio San Juan, apresentada resumidamente nessa série de três palestras, é: a presença, produção e ambiente dos artistas em Piracicaba ao longo de dois séculos e meio (ou mais, se considerarmos a arte produzida pelos indígenas) configura uma tradição artística? A outra pergunta é: existe uma “arte piracicabana”?

Serão apresentadas imagens de obras de arte produzidas em Piracicaba ou por artistas piracicabanos, depoimentos e citações dos artistas e críticos que estudaram o assunto, além das próprias conclusões do pesquisador e palestrante.

Programação: Dias 13, 20 e 27 de agosto
Horário: 19h30 às 21h30

Palestrante: Fábio San Juan
Artista gráfico e professor de História da Arte formado pela Unicamp. Como cartunista, caricaturista e ilustrador desde 1993, trabalhou e colaborou em vários veículos de imprensa locais como Jornal de Piracicaba, O Diário, A Tribuna, revista Viletim, entre outros. Como professor, ministrou cursos e palestras pela secretaria de Ação Cultural, Sesc, Esalq / USP, Oficinas Culturais do Estado, Società Italiana, Sociedade Espanhola, entre outras instituições. Já participou do Salão Internacional do Humor como artista participante e como orientador de oficinas pedagógicas. Na área de História da Arte, publicou artigos sobre arte em Piracicaba e em São Paulo a partir da pesquisa que realiza sobre arte paulista. Mantém o site Apreciando Arte (apreciandoarte.com.br), no qual publica textos, videos e promove viagens educativas sobre arte. Ministra aulas também em escolas do Fundamental I, II e Médio.


Campanha da Solidariedade: A contribuição pode ser feita com a doação de 1 L de leite ou 1 pacote de fralda geriátrica.


Local: Sala de aula da Escola do Legislativo de Piracicaba - Prédio anexo da Câmara de Vereadores (pavimento térreo) - Rua do Rosário, 833, centro