Palestra "A arte do nosso tempo: como apreciar Arte Contemporânea"



Eixo Temático

III - Difusão Cultural


Público Alvo

Público em geral


Período de inscrição

De 02/09/2019 a 01/10/2019


Duração do Curso

2 horas


Período do curso

De 02/10/2019 a 02/10/2019


Horário das aulas

Das 19:30 às 21:30


Conteúdo

Muitas pessoas apreciam a arte produzida no nosso tempo, mas a maioria tem dificuldade em entender a mensagem que os artistas passam. 

Nesta palestra, o professor Fábio San Juan mostra porque a arte do nosso tempo é diferente da arte clássica realista, como funcionam as linguagens contemporâneas da arte e que “arte contemporânea” não é somente uma, mas muitas formas de expressão diversas e até contraditórias entre si. O palestrante abordará esses conceitos mostrando obras de arte, desde Marcel Duchamp, no início do século XX, até Ai Weiwei, artista atuante ainda hoje.

Programação: Dia 2 de outubro
Horário: 19h30 às 21h30

Palestrante: Fábio San Juan
Artista gráfico e professor de História da Arte formado pela Unicamp. Como cartunista, caricaturista e ilustrador desde 1993, trabalhou e colaborou em vários veículos de imprensa locais como Jornal de Piracicaba, O Diário, A Tribuna, revista Viletim, entre outros. Como professor, ministrou cursos e palestras pela secretaria de Ação Cultural, Sesc, Esalq / USP, Oficinas Culturais do Estado, Società Italiana, Sociedade Espanhola, entre outras instituições. Já participou do Salão Internacional do Humor como artista participante e como orientador de oficinas pedagógicas. Na área de História da Arte, publicou artigos sobre arte em Piracicaba e em São Paulo a partir da pesquisa que realiza sobre arte paulista. Mantém o site Apreciando Arte (apreciandoarte.com.br), no qual publica textos, videos e promove viagens educativas sobre arte. Ministra aulas também em escolas do Fundamental I, II e Médio.


Campanha da Solidariedade: A contribuição pode ser feita com a doação de 1 L de leite ou 1 pacote de fralda geriátrica.


Local: Sala de aula da Escola do Legislativo de Piracicaba - Prédio anexo da Câmara de Vereadores (pavimento térreo) - Rua do Rosário, 833, centro