FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO



Curso

Palestra ”Conscientização e Prevenção do Câncer Colorretal” (ONLINE)


Eixo Temático

I - Educação para a Cidadania


Público Alvo

Público em geral


Período de inscrição

De 27/02/2023 a 02/04/2023


Duração do Curso

2 horas


Período do curso

Dia 04/04/2023 Das 14h às 16h


Horário das aulas

Das 14:00 às 16:00


Conteúdo

O câncer do intestino grosso, também chamado câncer de cólon e reto, ou câncer colorretal, é uma doença que atinge indistintamente homens e mulheres. 
Segundo especialistas, na maioria dos casos, o câncer colorretal se desenvolve gradativamente por uma alteração nas células que começam a crescer de forma desordenada sem apresentar qualquer sintoma. Portanto, a principal forma de prevenção do câncer colorretal é o seu rastreamento por exames como colonoscopias, visando a detecção e retiradas dos pólipos antes de se degenerarem em câncer.
Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer colorretal é o terceiro mais frequente entre os homens, logo após do câncer de próstata e de pulmão, e o segundo mais incidente nas mulheres, perdendo apenas para o câncer de mama.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é que haja, para cada ano do triênio de 2020-2022, cerca de 20.540 casos de câncer de cólon e reto em homens e 20.470 em mulheres.
Em que pese o câncer possua uma alta mortalidade, o mesmo tem cura, desde que diagnosticado de forma precoce e é sobre isso que será tratado durante a palestra.

Palestrante:

Dr. RICARDO TEDESCHI MATOS - Médico endoscopista e cirurgião geral do Hospital Unimed de Piracicaba, médico legista - Superintendência da Polícia Técnico-Científica no IML de Piracicaba. Conselheiro suplente do Conselho Municipal de Saúde Piracicaba, presidente da Associação Paulista de Medicina regional de Piracicaba, secretário do departamento de endoscopia da Associação Paulista de Medicina regional de Piracicaba, delegado regional de Piracicaba do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP). 

Observação

A palestra online será realizada através do aplicativo Zoom, com transmissão simultânea pelo YouTube (Escola do Legislativo Piracicaba), os inscritos receberão o link de acesso para a sala de reunião por email e/ou WhatsApp.
ATENÇÃO: Somente os participantes que preencherem a ficha de avaliação dentro do prazo, receberão certificado de participação.





AS INSCRIÇÕES PARA ESTE CURSO ESTÃO FECHADAS NO MOMENTO



Caso o formulário apresente algum problema por gentileza informe pelo e-mail escola@camarapiracicaba.sp.gov.br