EIXOS TEMÁTICOS



I - EDUCAÇÃO PARA

A CIDADANIA

Programas de formação baseados nos valores universais de respeito à diversidade e ao pluralismo; construção de uma sociedade mais justa, pacífica, tolerante e inclusiva.

As ações de formação abrangem o conceito e a prática da democracia, as formas de entender, agir e se relacionar com os outros e com o meio ambiente no espaço e no tempo, lançando um olhar sobre a importância da cidadania como instrumento gerador de um futuro melhor para todos. Dentre os objetivos destaca-se a aprendizagem sobre a relação entre as teorias e a práticas da democracia, da inclusão e da acessibilidade, do cooperativismo e da sustentabilidade ambiental, econômica e social.

As temáticas contemplam: políticas públicas; controle social e transparência; cultura política e cultura de paz; educação para o desenvolvimento sustentável; questões globais e valores universais, como justiça, igualdade, dignidade e respeito; interconectividade desafios locais e globais, dentre outros conteúdos temáticos.

II - CAPACITAÇÃO PARA

AGENTES POLÍTICOS

Programas de formação para desenvolver o conhecimento de questões locais e globais, com valores universais como justiça, igualdade, dignidade e respeito; habilidades cognitivas para pensar de forma crítica, sistêmica e criativa.

As ações de formação abordam questões atuais de sustentabilidade, pensamento crítico e criativo, liderança e gestão de projetos; adotam a abordagem de multiperspectivas, com o reconhecimento dos diferentes níveis e dimensões de compreensão da realidade, do potencial das práticas políticas, sociais, econômicas e culturais que transcendem as diferenças individuais, sejam religiosas, étnicas ou outras.

As temáticas contemplam: políticas públicas, ambiente, sociedade e economia; recursos naturais, humanos, econômicos e culturais; engajamento social; indivíduo, família, instituição, comunidade, cidade, município, estado, nação e mundo; conscientização sobre a atividade humana e a mobilização para mudanças sustentadas e positivas, dentre outros conteúdos temáticos.

III - DIFUSÃO CULTURAL

Programas de formação para promover o autoaperfeiçoamento, por meio da difusão de conhecimentos ligados à universalidade e às especificidades, por exemplo: identidade, interesse, participação e deveres comuns e coletivos, respeitando-se a singularidade e os direitos individuais e coletivos.

As ações de formação objetivam contribuir para que os cidadãos de todos os segmentos possam manifestar seus potenciais em um mundo cada vez mais globalizado e em constante transformação, de modo a promover mudanças qualitativas frente aos desafios do século XXI.

As temáticas contemplam diferentes aspectos do saber, envolvendo as relações entre os indivíduos, relações entre os indivíduos e o meio ambiente, o convívio social, a produção econômica, a prática política, as políticas públicas voltadas à gestão dos recursos, a democratização do acesso aos bens culturais, dentre outros conteúdos temáticos.

IV - CAPACITAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE

CORPO TÉCNICO DE

SERVIDORES E VEREADORES

Programas de formação para desenvolver competências técnicas próprias do ambiente legislativo, bem como habilidades cognitivas e não cognitivas, incluindo habilidades sociais, como empatia e resolução de conflitos, habilidades de comunicação e aptidões de construção de redes (networking) e de interação com pessoas com diferentes experiências, origens, culturas e perspectivas.

As ações de formação são voltadas ao aprimoramento de capacidades técnicas e comportamentais para agir de forma colaborativa a fim de acolher as demandas individuais e sociais, visando encontrar soluções responsáveis frente ao bem coletivo.

As temáticas contemplam: técnicas e práticas do ambiente legislativo; políticas públicas; orçamento público; linguagem jurídica; responsabilidade fiscal; responsabilidade social; tecnologias de informação e comunicação; construção de redes e interação; excelência no atendimento à população, dentre outros conteúdos temáticos.