FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO



Curso

Roda de Conversa "Figuras folclóricas de Piracicaba: difusão e perpetuação desse importante aspecto da nossa cultura"


Eixo Temático

III - Difusão Cultural


Público Alvo

Público em geral com foco em estudantes


Período de inscrição

De 15/07/2021 a 15/08/2021


Duração do Curso

2 horas


Período do curso

Dia 17/08/2021 Das 14h às 16h


Horário das aulas

Das 14:00 às 16:00


Conteúdo

Diálogos abordando as figuras folclóricas de Piracicaba, de maneira a preservar, difundir e perpetuar suas histórias e os aspectos sociais e culturais inerentes a elas, tendo como base o acervo documental da Câmara Municipal de Piracicaba e do Instituto Cecílio Elias Netto.

Facilitadores:

CECÍLIO ELIAS NETTO - Jornalista, escritor e bacharel em Direito. Foi diretor dos jornais “Folha de Piracicaba”, “O Diário” e “A Província” (em Piracicaba); e das revistas “Piracema” (Piracicaba) e “Confronto” (Rio Claro). Editor da revista “Mirante” (Piracicaba); do “Jornal de Portugal” e da “Agência de Notícias CBI” (em São Paulo); do “Diário de Limeira”; do jornal “Valeparaibano” (São José dos Campos); editor especial do “Correio Popular” (Campinas); membro do conselho editorial do “Jornal de Piracicaba”; cronista de “A Tribuna Piracicabana”. Idealizador e diretor deste website “A Província”.  Foi vice-presidente da ADJORI – Associação dos Jornais do Interior de São Paulo; e membro de instituições como: Academia Paulista de Jornalismo; UBE – União Brasileira de Escritores; a antiga Academia Piracicabana de Letras; IHGP – Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba. Publicou as seguintes obras: "Bom Dia - Crônicas do autoexílio e da prisão"; "Dicionário do Dialeto Caipiracicabano - Arco, Tarco e Verva" (com seis edições revistas e ampliadas); trilogia sobre a cidade ("Piracicaba que amamos tanto", "Piracicaba, um rio que passou em nossa vida", "Piracicaba, a doçura da terra"); "Piracicaba, a Florença Brasileira"; "100 anos da imigração japonesa em Piracicaba"; “Bagaços da Cana” – romance de 1978, retratando a vida de trabalhadores no cultivo da cana-de-açúcar na região; “Almanaque 2000 – Memorial de Piracicaba Século XX” – que recebeu o prêmio “Clio da História”, da Academia Paulistana de História (SP – 2002)”; “Piracicaba Política – A História que eu sei 1942/1992”; entre outros. 

CARLOS ALBERTO BUENO DE CAMARGO – CARLOS ABC, Ator, diretor teatral, produtor artístico e cultural. Foi Diretor do Teatro Municipal, Coordenador Municipal de Formação Artística e Secretário de Cultura de Piracicaba. Escreveu e dirigiu os espetáculos “Filho das Águas” e “Nhô Lica-Aventuras e Desventuras do Capitão Felix do Amaral” pela Cia Tragatralha de Teatro. Escreveu e dirigiu o espetáculo “Um Certo Brasil” do Programa Movimentação Cultural da Secretaria de Ação Cultural de Piracicaba. Produziu, dirigiu e atuou no Musical Mistura Fina- Em comemoração aos 30 anos do Teatro Municipal Dr. Losso Netto- Piracicaba. Dirigiu o espetáculo “A Paixão de Cristo”- pela Associação Cultural Guarantã nos anos de 2006, 2007, 2008, 2013 e 2014. Criou e dirigiu o espetáculo “Brasil, 500 Anos” com todas as academias de dança, atores músicos e corais de Piracicaba. Em festivais de teatro regionais, nacionais e internacionais, recebeu 8 prêmios de melhor ator, 22 de melhor diretor, 9 como cenógrafo e 19 como figurinista, entre outros. 

CARMELINA DE TOLEDO PIZA - Escritora, ilustradora, contadora de histórias e arteterapeuta. Graduada em Letras pela Universidade Metodista de Piracicaba, SP (1974). Pós-graduada em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Salesiano de Americana, SP (1997). Mestra em Educação Comunitária pelo Centro Universitário Salesiano de Americana, SP (2002). Possui Qualificação Técnica de Nível Médio de Radialista - Setor Locução, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, em Limeira, SP (2010). Pós-graduada especialista em Arteterapia Aplicada à Saúde, Educação e Organizações pela Universidade Paulista, SP (2013). Pós-graduada especialista em Mitologia e Contos de Fadas e Psicologia Analítica pela Universidade Paulista, SP (2017). Tem 8 livros publicados sendo dois infantis. 

Mediador:
RODRIGO ALVES - Graduado em comunicação social, habilitação em jornalismo, e pós-graduado em Jornalismo Contemporâneo e Novas Linguagens, ambas pela Universidade Metodista de Piracicaba. É aluno do MBA em marketing pela Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Q

Observação

O curso online será realizado através do aplicativo Zoom e os inscritos receberão o link de acesso para a sala de reunião por email e/ou WhatsApp





AS INSCRIÇÕES PARA ESTE CURSO ESTÃO FECHADAS NO MOMENTO



Caso o formulário apresente algum problema por gentileza informe pelo e-mail escola@camarapiracicaba.sp.gov.br