FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO



Curso

Roda de Conversa "Pesquisa e Educação no Combate à Violência de Gênero" (ONLINE)


Eixo Temático

I - Educação para a Cidadania


Público Alvo

Alunos do que cursam graduação e/ou pós-graduação e Interessados em geral


Período de inscrição

De 13/07/2020 a 23/07/2020


Duração do Curso

2 horas


Período do curso

Dia 24/07 Das 09h30 às 11h


Horário das aulas

Das 09:30 às 11:00


Conteúdo

Exposições de trabalhos acadêmicos e de conclusão de cursos sobre violência de gênero. Três trabalhos serão apresentados ao público, com o objetivo de valorizar a produção desses materiais e abrir para posterior discussão da temática.

Trabalhos que serão apresentados:

1: Reportagem multimídia sobre violência de gênero “Violência na pele”, trabalho de conclusão de curso de jornalismo
O site “Violência da Pele” foi desenvolvido como Projeto Experimental em Jornalismo da Unimep. Ele traz relatos, em formato literário, de seis mulheres que sofreram violência doméstica e vídeos com especialistas. A reportagem também traz dados regionais para apresentar o panorama de violência e fotos no intuito de diversificar a experiência do leitor. A publicação foi feita em capítulos e divulgada pela rede social Instagram. 
Palestrantes: Rosa Cardoso, Gabriela Melo e Beatrís Cortellazzi

2. Pesquisa “Considerações sobre o Feminismo e o Direito Penal no Combate a Violência de Gênero”, trabalho de conclusão de curso de direito
A pesquisa tem como objetivo analisar a relação existente entre a construção do gênero e o Direito Penal, buscando demonstrar as causas da violência de gênero, suas formas de manifestação e analisar os motivos pelos quais mulheres possuem dificuldade em se retirarem de relacionamentos abusivos e de qual maneira a cultura do estupro valida comportamentos violentos.
Palestrante: Sarah Stievano Consolini

3. Livro-reportagem sobre violência obstétrica “Trauma a termo”, trabalho de conclusão de curso de jornalismo
O livro 'Trauma a Termo' compila, por meio do jornalismo literário, relatos de mulheres reais que enfrentaram o trauma da violência obstétrica. Dos ataques morais e psicológicos às agressões físicas, as entrevistadas revelam em detalhes a desumanização do atendimento médico no Brasil.
Palestrante: Mariana Requena



Mediadoras: Aline Meme Gallo – Advogada, formada em Direito pela UNIMEP, pós graduanda em Gerenciamento Ambiental pela FEALQ/USP. 
                    Thaís Passos da Cruz – Jornalista formada pela UNIMEP, pós graduanda em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais na Estácio 








Observação

O curso online será transmitido ao vivo pelo aplicativo Zoom (os inscritos receberão o link de acesso para a sala de reunião por email e/ou WhatsApp) 
e também pelo Canal da Escola no YouTube, através do link:

https://www.youtube.com/channel/UCof7kyatk6Sz4xk7lhYc4xQ



AS INSCRIÇÕES PARA ESTE CURSO ESTÃO FECHADAS NO MOMENTO



Caso o formulário apresente algum problema por gentileza informe pelo e-mail escola@camarapiracicaba.sp.gov.br