Palestra "Justiça Restaurativa na Prática em Ambiente Escolar" (LIVE NO INSTAGRAM)

I - Educação para a Cidadania

Público em geral

De 21/05/2020 a 28/05/2020

1 hora

Dia 28/05 Das 15h às 16h

Contextualização
Viver em sociedade implica em (con)viver com as diferenças de opinião, crenças, comportamentos e atitudes – que podem ser encaradas de forma consensual ou redundar em relações conflituosas. (FIRMEZA, 2011).
Embora as divergências sejam consideradas inerentes às relações humanas (VASCONCELOS 2006) e possam representar uma oportunidade de construção da cidadania frente ao interesse comum, quando não bem administradas podem contribuir para o estabelecimento de situações de confronto de difícil resolução para as partes envolvidas.
Para DISK e ROIZMAN (2006), “o problema começa quando resulta difícil aceitar o ponto de vista do outro” e “... a arte da aceitação do outro passa pela compreensão de que somos os artífices da construção da paz e que o futuro da sociedade depende de nossas ações”
Em suma, a paz não se constitui numa atitude passiva, mas se insere em um novo paradigma do viver social.
O ambiente escolar proporciona ricas experiências de aprendizado e práticas de soluções de conflitos, e de interesses, mediante práticas dialogais, capacitando-os para o exercício da cidadania e disseminação da Cultura da Paz.

1- JUSTIÇA RESTAURATIVA: UM CONCEITO EM DESENVOLVIMENTO
a. Definição, objetivos. Resolução 2002/12 do Conselho Social e Econômico da ONU.
b. Metodologias dos Círculos de Construção de Paz
I. Círculos de caráter preventivo; Círculos de caráter festivo; Círculos de caráter decisório
II. Círculos envolvendo Vítima – Ofensor - comunidade – VOC, - objetiva Reparação, Reintegração, Restauração
c. Aplicabilidade (Ambiente escolar, familiar, organizacional, corporativo, esportivo, social e religioso)

2- Como implantar? Como capacitar? Como operacionalizar? Fundamentos legais.
I. O ECA, O CMDCA, O CONSELHO TUTELAR;
II. Poder Executivo municipal (EDUCAÇÃO, SAÚDE, CRAS, CREAS, ESPORTES, NASF);
III. Poder Judiciário – Resolução Conselho Nacional de Justiça - CNJ 225/2016;
IV. Organizações civis, religiosas e terceiro setor (projetos e planos de ação).

3- Justiça Restaurativa na Prática em Ambiente Escolar:  Exercício de cidadania e disseminação da cultura de paz, mediante solução de conflitos via diálogo.

Dia: 28 de maio
Horário: Das 15h às 16h

Palestrante: Dr. Osmar Ventris
Advogado, Jornalista, Pós-graduado (latu sensu) em Segurança Pública; MBA em Gestão Pública. Mediador Judicial e Extrajudicial. Promotor, Consultor e Facilitador em processos de Cultura de Paz mediante técnicas de Justiça Restaurativa, Processos Circulares de Paz, Constelação Sistêmica Familiar, Coach, Comunicação Não Violenta, Inteligência Emocional e Inteligência Espiritual.

Mediação e apresentação:
Nancy Thame
Vereadora e Diretora da Escola do Legislativo

OBS.: Os inscritos receberão certificado de participação mediante resposta ao questionário enviado após a live.

LINK DE ACESSO: