Formação em Comunicação Política no Contexto do Ambiente Digital - TEMA II

II - Capacitação para agentes políticos

Assessores parlamentares, servidores públicos em geral, mandatários, candidatos que disputarão a eleição 2020 e estudantes dos cursos de comunicação social, ciências sociais, marketing e afins.

De 20/01/2020 a 12/02/2020

Dia 13/02 Das 14h às 18h

2º Encontro: Palestra "Do Digital ao Voto: posicionamento político e seus desafios na nova dinâmica das plataformas"

Em um ano eleitoral e com um cenário político polarizado, 2020 promete ter uma das campanhas municipais mais disputadas de todos os tempos. Os atores políticos, diante deste cenário, estão sendo desafiados a se posicionarem de forma mais transparente. O posicionamento, mais que uma opinião, é a espinha dorsal de uma candidatura. Não bastasse este desafio, o advento das plataformas digitais modificou em definitivo a dinâmica das relações sociais, tornando ainda mais complexa o seu entendimento. No ambiente político, as plataformas se transformaram na sua principal arena, onde o debate político acontece de forma acalorada. Se inserir nesta realidade significa estabelecer um elo de conexão com o eleitor, através das múltiplas possibilidades de canais e ferramentas que as plataformas oferecem.

Conteúdo Programático:
1) Marketing Político na era Digital
2) A dinâmica das plataformas e as mudanças impostas ao marketing político
3) Estratégia de definição de objetivo
4) O que é posicionamento e como ele deve ser usado na política
5) A dinâmica do novo eleitor como produtor e não consumidor de informação
6) Perfil do eleitorado feminino no Brasil
7) Cenário de Mulheres na política Brasileira
8) Voter Persona
9) Mapa de conquista do eleitor
10) Formação e Gestão de militância
11) Fake News: Um desafio de gestão
12) Digital MindSet: transformação Digital
13) A internet como palanque prioritário para construção de imagem
14) Conheça Plataformas, cenários, equipes, ondas, oportunidades e diferencial
15) O que é e por que você precisa implementar uma estratégia de Social CRM
16) Data Strategy: como usar dados para alcançar metas e objetivos

Palestrante: Rodrigo Gadelha - Considerado um dos principais nomes do Mercado Digital da América Latina, com planejamento de campanhas e palestras no EUA, México, Uruguai, Argentina, França, Portugal e Brasil. Palestrante keynote internacional, realizou mais de 1.000 palestras no exterior e no Brasil, sendo premiado diversas vezes em Congressos, Concursos e Prêmios de comunicação. Eleito o profissional de Social Media do Brasil do ano em 2018 pela ABComm - Associação Brasileira de Comércio eletrônico. Executivo e consultor nas áreas de Empreendedorismo, Digital Business, inovação, Marketing Político Digital e tendências digitais.

Campanha da Solidariedade: A contribuição pode ser feita com a doação de 1 L de leite ou 1 pacote de fralda geriátrica.

Local: Sala de aula da Escola do Legislativo de Piracicaba - Prédio anexo da Câmara de Vereadores (pavimento térreo) - Rua do Rosário, 833, centro

Esta palestra integra o Ciclo "Formação em Comunicação Política", sob coordenação de Gilmar Arruda de Souza. Realizado em 4 encontros, tem como objetivo abordar o marketing político digital, partindo da concepção de que sem a política não é possível o marketing político, passando pela influência que as plataformas digitais exercem no comportamento do eleitor até a entrega de um planejamento estratégico.