Iniciação Política

I - Educação para a Cidadania

Jovens de 15 a 18 anos (público preferencial) e interessados em geral.

De 09/09/2019 a 15/10/2019

Dias 16 e 30/10 e 13/11 Das 14h às 17h

O Curso de Iniciação Política tem como objetivo principal oferecer aos seus participantes um conteúdo capaz de alterar a relação do sujeito comum com a política.
Seu programa é fundamental para consolidar o compromisso da sociedade com a democratização da política, levando-a de forma suprapartidária à sociedade.
Formar eleitores conscientes e cidadãos ativos é o intuito maior da equipe e das atividades desenvolvidas e propostas aqui.

Programação:
O curso discutirá seis temas, distribuídos em 3 encontros:

1º Encontro - Dia 16 de outubro - Palestrante: Prof. Pedro Mattosinhos
Tema I - "Democracia e o Futuro da Política" - aula teórica
Tema II - "Ética e Política" - atividade em grupo

2º Encontro - Dia 30 de outubro - Palestrante: Joyce Luz
Tema I - "Direitos Essenciais e Cidadania" - aula teórica
Tema II - "Demandas e Direitos" - atividade em grupo

3º Encontro - Dia 13 de novembro - Palestrante: Maria Isabel Soares
Tema I - "Estrutura do Estado Brasileiro" - aula teórica
Tema II - "Conquistas e Organização da Sociedade" - atividade em grupo

Dias: 16 e 30 de outubro e 13 de novembro
Horário: 14h às 17h

Coordenador do Curso - Prof. Humberto Dantas: Graduado em Ciências Sociais pela USP com mestrado e doutorado em Ciência Política; Professor Universitário desde 1999 com experiência na USP, FAAP, São Camilo, Anhembi Morumbi, EPD, LFG, Anhanguera, Ibirapuera, Insper, FCG, FGV, ESA-OAB e ENAP; Coordenador de cursos pós-graduação na FIPE-USP, MLG-CLP e na FESP-SP; Professor e Coordenador em mais de 500 cursos de formação e iniciação política; Pesquisador pós-doutorando da Fundação Getúlio Vargas; Pesquisador do CIS-Uninove; Conselheiro da Fundação Konrad Adenauer, Fecomércio-SP e Oficina Municipal; Comentarista político da Rede Vida de Televisão e blogger do portal Estadão.

Este evento tem como proponente a Fundação Konrad Adenauer.

Campanha da Solidariedade: A contribuição pode ser feita com a doação de 1 L de leite ou 1 pacote de fralda geriátrica.

Local: Salão Nobre da Câmara de Vereadores de Piracicaba - Prédio Principal (1º andar) - Rua Alferes José Caetano, 834, Centro