Palestra "Eleições 2024: do planejamento à comunicação política de resultado" (PRESENCIAL)



Eixo Temático

II - Capacitação para agentes políticos


Público Alvo

Prefeitos; Vereadores; Pré-candidatos; Assessores parlamentares e Lideranças políticas.


Período de inscrição

De 05/01/2024 a 25/02/2024


Duração do Curso

4 horas


Período do curso

De 27/02/2024 a 27/02/2024


Horário das aulas

Das 14:00 às 18:00


Conteúdo

OBJETIVOS GERAIS
Apresentar uma ampla visão das etapas do planejamento de um projeto político eleitoral vitorioso com ênfase na comunicação política no ambiente digital.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Percorrer as 5 etapas fundamentais de um projeto politico vitorioso:
a) Construção da imagem e reputação: o que é e como o Posicionamento deve ser usado para diferenciá-lo dos seus adversários;
b) Comunicação de resultado: como se destacar em meio as guerras de narrativas e a polarização que dominam o debate político na atualidade;
c) O poder do digital: como atrair, engajar e encantar os eleitores usando as plataformas digitais/redes sociais;
d) Mobilização: como influenciar comportamentos para transformar não militantes em defensores da sua causa;
e) Liderança política: a importância do desenvolvimento da capacidade de liderança como atividade fundamental do fazer político.

Cenário político para a disputa eleitoral de 2024
• A guerra de narrativa e a polarização política
• A Pós-verdade e o seu impacto no sistema de crenças
• Anáise do macro e microambiente da disputa eleitoral

Projeto de poder e o papel central do exercício da liderança
• Você está preparado para exercer a liderança de um projeto político?

As etapas de uma campanha eleitoral e a importância do planejamento estratégico
• Pesquisa
• Planejamento
• Preparação
• Pré-campanha
• Campanha

Posicionamento e construção da imagem e reputação
• O que é e como construir o seu Posicionamento ou Plataforma 
• Segmentação de público-alvo 
• A cabeça do eleitor: como ele pensa e decide o seu voto 
• O voto do segmento evangélico no Brasil 
• Análises das fragilidades e potencialidades do candidato/adversários e oportunidades e ameaças (Matriz SWOT) 
• Construção da persona (produto-candidato) 

Montagem das propostas e plano de governo  
• A estrutura elementar de um plano de governo 
• O foco das propostas e o tema central para direcionar a sua construção 
• Promessas que você deve evitar 
• Como angariar recursos para cumprir as principais promessas 
• A Plataforma e a sua importância para a comunicação 
• A diferença dos papéis e atribuições do vereador e prefeito 

Comunicação política de resultado
• Matriz editorial 
• Voz ideal da marca 
• Persona (público-alvo ideal) 
• Como escrever títulos e legendas para posts nas redes sociais 
• Os formatos de conteúdos que mais engajam 
• Métricas que você precisa conhecer e acompanhar 
• Aprenda a contar histórias (storytelling) para se conectar com os eleitores 
• A humanização da comunicação 
• Particularidades das principais redes sociais da atualidade (TikTok, Kwai, Facebook, Instagram e Whatsapp) 
• A importância do site numa estratégia eleitoral 
• Tráfego pago 

Mobilização 
• Afinal, o que é mobilização? 
• O papel central da comunicação no processo de mobilização 
• A importância das tribos e as comunidades 
• Ferramentas para as ações 


Palestrante:

GILMAR ARRUDA - Estrategista de Marketing Político e Eleitoral e Especialista em Comunicação Política, com profundo conhecimento das ferramentas de Planejamento e Marketing, acumulado nos seus 20 anos de carreira profissional.
Publicitário e Cientista Político, fez seus estudos de graduação na Universidade Presbiteriana Mackenzie e na Universidade de São Paulo (USP), nas áreas de publicidade/marketing e ciências sociais. 

Observação

Essa palestra será PRESENCIAL na Escola do Legislativo - Rua do Rosário, nº 833 - Centro

Campanha da Solidariedade: No dia desta atividade, trazer 1 litro de leite