Eixo Temático
II - Capacitação para agentes políticos
Público Alvo
Prefeitos; Vereadores; Pré-candidatos; Assessores parlamentares e Lideranças políticas.
Período de inscrição
De 05/01/2024 a 25/02/2024
Duração do Curso
4 horas
Período do curso
De 27/02/2024 a 27/02/2024
Horário das aulas
Das 14:00 às 18:00
Conteúdo
OBJETIVOS GERAIS Apresentar uma ampla visão das etapas do planejamento de um projeto político eleitoral vitorioso com ênfase na comunicação política no ambiente digital. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Percorrer as 5 etapas fundamentais de um projeto politico vitorioso: a) Construção da imagem e reputação: o que é e como o Posicionamento deve ser usado para diferenciá-lo dos seus adversários; b) Comunicação de resultado: como se destacar em meio as guerras de narrativas e a polarização que dominam o debate político na atualidade; c) O poder do digital: como atrair, engajar e encantar os eleitores usando as plataformas digitais/redes sociais; d) Mobilização: como influenciar comportamentos para transformar não militantes em defensores da sua causa; e) Liderança política: a importância do desenvolvimento da capacidade de liderança como atividade fundamental do fazer político. Cenário político para a disputa eleitoral de 2024 • A guerra de narrativa e a polarização política • A Pós-verdade e o seu impacto no sistema de crenças • Anáise do macro e microambiente da disputa eleitoral Projeto de poder e o papel central do exercício da liderança • Você está preparado para exercer a liderança de um projeto político? As etapas de uma campanha eleitoral e a importância do planejamento estratégico • Pesquisa • Planejamento • Preparação • Pré-campanha • Campanha Posicionamento e construção da imagem e reputação • O que é e como construir o seu Posicionamento ou Plataforma • Segmentação de público-alvo • A cabeça do eleitor: como ele pensa e decide o seu voto • O voto do segmento evangélico no Brasil • Análises das fragilidades e potencialidades do candidato/adversários e oportunidades e ameaças (Matriz SWOT) • Construção da persona (produto-candidato) Montagem das propostas e plano de governo • A estrutura elementar de um plano de governo • O foco das propostas e o tema central para direcionar a sua construção • Promessas que você deve evitar • Como angariar recursos para cumprir as principais promessas • A Plataforma e a sua importância para a comunicação • A diferença dos papéis e atribuições do vereador e prefeito Comunicação política de resultado • Matriz editorial • Voz ideal da marca • Persona (público-alvo ideal) • Como escrever títulos e legendas para posts nas redes sociais • Os formatos de conteúdos que mais engajam • Métricas que você precisa conhecer e acompanhar • Aprenda a contar histórias (storytelling) para se conectar com os eleitores • A humanização da comunicação • Particularidades das principais redes sociais da atualidade (TikTok, Kwai, Facebook, Instagram e Whatsapp) • A importância do site numa estratégia eleitoral • Tráfego pago Mobilização • Afinal, o que é mobilização? • O papel central da comunicação no processo de mobilização • A importância das tribos e as comunidades • Ferramentas para as ações Palestrante: GILMAR ARRUDA - Estrategista de Marketing Político e Eleitoral e Especialista em Comunicação Política, com profundo conhecimento das ferramentas de Planejamento e Marketing, acumulado nos seus 20 anos de carreira profissional. Publicitário e Cientista Político, fez seus estudos de graduação na Universidade Presbiteriana Mackenzie e na Universidade de São Paulo (USP), nas áreas de publicidade/marketing e ciências sociais.
Observação
Essa palestra será PRESENCIAL na Escola do Legislativo - Rua do Rosário, nº 833 - Centro Campanha da Solidariedade: No dia desta atividade, trazer 1 litro de leite