Roda de Conversa “O Brasil (não) é laico!: Um bate-papo sobre religião, política e direitos humanos” (PRESENCIAL)



Eixo Temático

I - Educação para a Cidadania


Público Alvo

Público em geral


Período de inscrição

De 18/10/2023 a 15/11/2023


Duração do Curso

2


Período do curso

De 16/11/2023 a 16/11/2023


Horário das aulas

Das 14:00 às 16:00


Conteúdo

Nas últimas décadas, a relação entre religião e política sofreu muitas transformações. O próprio papel da religião na esfera pública tomou novas conotações. Especialmente na última década, temos assistido grupos religiosos de diversos matizes protagonizando debates na esfera pública, bem como pautando a agenda das discussões políticas. Este fenômeno tem afetado decisivamente a política institucional brasileira, com importantes consequências para o fazer político desde o Congresso Nacional às Câmaras Municipais, bem como para a agenda dos direitos humanos.
Em razão disso, nossa conversa se guiará a partir destes três questionamentos:
- O Brasil é laico?
- Qual deve ser o papel da religião na política?
- Qual a relação entre religião e direitos humanos?
As respostas para estas provocações, construídas conjuntamente, deverão oferecer subsídios para uma análise crítica da conjuntura atual, tanto no âmbito nacional quanto municipal.

Mediadores:

 ACÁCIO GERALDO SOUZA DE GODOY - Vereador, empresário, exerce liderança comunitária de movimento culturais e religiosos, tendo destacada atuação e luta em defesa dos direitos civis, principalmente a respeito do povo negro. Atualmente é membro do Fórum Permanente Inter-Religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença na Câmara Municipal.

SILVIA MORALES -  Engenheira Civil, Especialista e Mestre em Urbanismo e Habitação Social. Trabalhou em Prefeituras de diversos municípios, como: Piracicaba, Diadema e Limeira. Foi coordenadora do Programa de Regularização Fundiária do Estado - Cidade Legal, na região de Campinas, foi Assessora Parlamentar e hoje é Vereadora pelo Mandato Coletivo “A Cidade é Sua” na Câmara Municipal de Piracicaba, também é professora na área de urbanismo em Faculdades de Engenharia e Arquitetura. 

Facilitadores:

Dr. DANER HORNICH Doutorado, Mestrado e Licenciatura em Filosofia (PUC-SP). 

Dr. HUMBERTO RAMOS -  Bacharel em Direito, mestre em Ciências da Religião, doutor em Sociologia, membro do Núcleo de Estudos de Religião, Economia e Política (NEREP) e Coordenador de Otros Cruces no Brasil. Desenvolve pesquisas relacionadas à Religião, Política, Laicidade e Direitos Humanos. 

Observação

Essa atividade será Presencial, na Escola do Legislativo - Rua do Rosário, nº 833 - Centro

Campanha da Solidariedade: No dia desta atividade, trazer 1 litro de leite