Roda de Conversa "Plasticus maritimus: reflexões e ações sobre os nossos hábitos de consumo!" (PRESENCIAL)



Eixo Temático

I - Educação para a Cidadania


Público Alvo

Público em geral


Período de inscrição

De 18/09/2023 a 20/10/2023


Duração do Curso

2


Período do curso

De 23/10/2023 a 23/10/2023


Horário das aulas

Das 14:00 às 16:00


Conteúdo

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o período 2021-2030 como a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável. A meta central é gerar e divulgar conhecimento relacionado ao oceano. Entre outras propostas da também chamada ‘década do oceano’ estão a redução de fatores de estresse que afetam o ambiente marinho, assim como a recuperação de seus ecossistemas.  Dentro dessa perspectiva, o objetivo principal desse evento é propor aos participantes algumas reflexões sobre a importância do oceano na nossa vida e como podemos mudar a sorte do planeta através de ações que minimizem o impacto dos resíduos marinhos no oceano, em especial, os plásticos. Oitenta por cento de todo resíduo marinho é composto por macroplásticos que são resistentes, duradouros e permanecem na água, o que representa um problema no presente, mas também no futuro como é caso dos microplásticos, ou seja, é um dos maiores problemas ambientais do planeta, afetando todos os ecossistemas marinhos e seus organismos, inclusive a nossa espécie. Hoje, a sociedade oferece várias alternativas para reverter essa poluição marinha mas a principal é a mudança de atitudes individuais e coletivas, sem dramatismos, nem radicalismos. 

Dinâmica:
1-	Os participantes deverão trazer de casa algum resíduo sólido de plástico que já foi usado e que seja  reciclável (exemplo: embalagens, tampas de garrafas, sacolas etc);
2-	Durante o evento,  os participantes  poderão utilizar celulares para acessar a  plataforma padlet, a qual será utilizada durante a elaboração de um mural colaborativo sobre o tema em discussão.  

Facilitador:

VALTER JOSÉ DE ALMEIDA - Biólogo, graduado pela Universidade Estadual Paulista, campus Rio Claro (SP). Possui especialização em Bioecologia e Conservação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Ministra cursos de Formação Continuada em Educação Ambiental e Científica para professores da rede pública e particular. Atualmente está cursando Pós-Graduação em Educação Científica no Instituto Federal, campus Itapetininga (SP).

Observação

Essa atividade será Presencial, na Escola do Legislativo - Rua do Rosário, nº 833 - Centro

Campanha da Solidariedade: No dia desta atividade, trazer 1 litro de leite