Curso "Noções Básicas de Cerimonial" (PRESENCIAL)



Eixo Temático

I - Educação para a Cidadania


Público Alvo

Servidores de Prefeituras e Câmaras Municipais, além do público em geral


Período de inscrição

De 16/10/2023 a 22/11/2023


Duração do Curso

3 horas


Período do curso

De 24/11/2023 a 24/11/2023


Horário das aulas

Das 14:00 às 17:00


Conteúdo

O curso consistirá na abordagem dos seguintes tópicos: 

A importância do cerimonial nas organizações modernas; Evolução histórica; Conceitos da Etiqueta, do Protocolo e do Cerimonial; Precedência; O uso e emprego dos símbolos nacionais; Elaboração de roteiros, Hasteamento e arriamento da Bandeira Nacional e Planejamento de cerimônias.

A atividade será desenvolvida em dois blocos de 1h20 cada, com início às 14h, intervalo às 15h20 e, início do segundo bloco, às 15h40, com finalização prevista às 17h.

No primeiro bloco será apresentado o surgimento das atividades de cerimonial na antiguidade, a evolução histórica e os conceitos de etiqueta, protocolo e cerimonial e a precedência. No bloco final, o uso e emprego dos símbolos nacionais, a elaboração de roteiros e o planejamento de cerimônias nortearão os trabalhos.

Palestrante:

MARCELO BANDEIRA -  é professor universitário e servidor de carreira da Câmara Municipal de Piracicaba - SP onde exerce a função de chefe do Setor de Cerimonial. É bacharel em Comunicação Social (Jornalismo), com especialização em Jornalismo e Novas Linguagens e mestrado em Adminstração e Marketing. Atualmente cursa o 4º semestre da especialização “Processos em Áudiovisual”. Jornalista e radialista profissional desenvolveu diversos trabalhos em emissoras de rádio e televisão de Piracicaba e região, além de mestre de cerimônias.

Observação

A Palestra será Presencial, na Escola do Legislativo - Rua do Rosário, nº 833 - Centro

Campanha da Solidariedade: No dia desta atividade, trazer 1 litro de leite