Roda de Conversa “Como o canto coral pode interferir na sua saúde física e emocional?” (ONLINE)



Eixo Temático

III - Difusão Cultural


Público Alvo

Artistas, Pesquisadores, Professores, Estudantes e População em Geral.


Período de inscrição

De 19/07/2023 a 22/08/2023


Duração do Curso

1


Período do curso

De 24/08/2023 a 24/08/2023


Horário das aulas

Das 14:30 às 15:30


Conteúdo

A apresentação tem por motivação expor parte  da pesquisa da futura tese de doutorado de Joanice Vicente Casemiro Procópio, tendo como objetivo  falar sobre o centenário Coro Reverendo James William Koger, pertencente à Catedral Metodista de Piracicaba e a importância do canto coral para os aspectos biopsicossociais dessa atividade. O Coro Reverendo James William Koger foi formado com a chegada dos missionários estadunidenses em 1881, em Piracicaba, mais especificamente no ano de 1896, pela missionária Miss Francis Kenndy Brown.  
A roda de conversa deseja apresentar a beleza histórica do Coro diante de sua participação centenária e sem interrupção nos cultos da Catedral Metodista de Piracicaba como atividade litúrgica e cultural.
 Além da longevidade do Coro, outra característica importante consiste nas atividades que escapam aos padrões das atividades musicais comuns, que são administradas pela indústria fonográfica, para a qual costumamos apontar como sendo uma atividade advinda da denominada “indústria cultural”.
Por “indústria cultural”, podemos considerar que se trata de um sistema de produção de arte e, no nosso caso, de música, que utiliza métodos e modelos que são consumidos como mercadoria, contrapondo-se ao modelo proposto pelo canto coral. 
Outra característica que define a atividade do Coro Reverendo James William Koger, como sendo uma atividade fora dos padrões atuais musicais comuns, diz respeito à sua fidelidade ao repertório utilizado ao longo dessas décadas. O seu repertório apresenta como característica a execução de músicas sacro/eruditas que se contrapõem ao repertório menos elaborado, com menos rigor técnico, tão comum nos meios da cultura de massa.
Sendo assim, essas duas características, ou seja, a longevidade da atividade e o repertório, constituem-se   como uma atividade fora dos padrões das atividades musicais comuns. Falando de uma forma geral a atividade de cantar em coro, em razão de seus benefícios requer mais divulgação e valorização pela sociedade como modelo de fruição artística de qualidade.
Essa falta da divulgação e pouca frequência na execução dessa atividade na sociedade acarreta o empobrecimento estético nas pessoas que passam a priorizar valores que não constam da prática do canto coral, tais como, o imediatismo, a fugacidade e atividades musicais menos elaboradas e mais “popularescas”.  
 Em complemento: para além de trazer ao conhecimento do público essa centenária e importante atividade na Catedral Metodista de Piracicaba e sua importância para a cidade, a apresentação tem ainda como intenção expor alguns benefícios biopsicossociais presentes na atividade de cantar em coro, cuja intenção é estimular o maior número de pessoas a participarem dessa forma de expressão artística, seja na igreja, essa no clube, seja em uma associação ou até mesmo entre amigos, dentre tantas outras possibilidades



Palestrante:

JOANICE CASEMIRO -  Doutoranda e Mestre em Educação ( Unimep). Licenciada em Música e graduada em Direito. Educadora musical no Lar Franciscano de Menores. Ministrou disciplinas relacionadas à educação musical e artística no Programa de Pós-Graduação e aperfeiçoamento CEFA. Foi maestrina dos corais Unimep e do coro do Centro Cultural e Recreativo Cristóvão Colombo e ministrou a disciplina Artes como professora substituta no Instituto Federal do Estado de São Paulo - Campus Capivari. É pianista acompanhadora do Coro Reverendo James William Koger, desde 1997.


Observação

A Roda de Conversa online será realizada através do aplicativo Zoom, com transmissão simultânea pelo YouTube (Escola do Legislativo Piracicaba), os inscritos receberão o link de acesso para a sala de reunião por email e/ou WhatsApp.
ATENÇÃO: Somente os participantes que preencherem a ficha de avaliação dentro do prazo, receberão certificado de participação.