Jogo de Governo Aberto - ATIVIDADE EXCLUSIVA PARA ALUNOS DA EE SUD MENNUCCI



Eixo Temático

I - Educação para a Cidadania


Público Alvo

Alunos de 2 turmas do 2º Ano do Ensino Médio da Escola Sud Mennucci.


Período de inscrição

De 15/05/2023 a 16/06/2023


Duração do Curso

6,5 horas


Período do curso

De 19/06/2023 a 20/06/2023


Horário das aulas

Das 13:15 às 16:30


Conteúdo

O objetivo geral é apresentar de maneira lúdica e discutir os conceitos relativos às iniciativas e Governo Aberto. Já, o objetivo específico é divulgar jogo criado pela Controladoria Geral da União, Fast Food da Política e Instituto de Governo Aberto por meio da prática ou experimentação.

Facilitadores:

ALINE MEME GALLO -  Advogada graduada em Direito pela UNIMEP, PósGraduada em Gerenciamento Ambiental pela FEALQ/USP, Educadora Climática pelo ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade e pela Fundação Konrad Adenauer, certificada em Regularização Urbana pelo IERBB/MPRJ e voluntária da ONG Engajamundo. 

AYRI SARAIVA RANDO - Engenheiro Ambiental, Especialista em BPM, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, e Doutor em Engenharia Civil (Recursos Hídricos, Energéticos e Ambientais). Atuou em políticas e projetos de mitigação às mudanças climáticas, REDD+, gerenciamento dos recursos hídricos, pagamentos por serviços ambientais, proteção e defesa civil, aprimoramento da logística reversa de resíduos sólidos, gestão de unidades de conservação, participação social e transparência pública. Atualmente, é pesquisador do Observatório da Governança das Águas do Brasil, professor do curso de graduação em Engenharia Civil da FATEP e assessor parlamentar do Mandato Coletivo “A Cidade é Sua”.

JOÃO CARLOS SCARPA - Ator, Produtor e Diretor de Teatro Artístico com 29 anos de carreira. Licenciado em artes visuais, entre seus trabalhos destacam-se a CETA - Companhia Estável de Teatro Amador de Piracicaba (2008 a 2020) e Direção artística da Paixão de Cristo (2010 a 2012). Integrante do Mandato Coletivo “A Cidade é Sua”.

PABLO CARAJOL DELVAGE -  Historiador, Produtor Cultural e Integrante do Mandato Coletivo “A Cidade é Sua”. Foi Coordenador do Projeto Guri.

SILVIA MARIA MORALES -  Engenheira Civil, Especialista e Mestre em Urbanismo e Habitação Social. Trabalhou em Prefeituras de diversos munícipios, como: Piracicaba, Diadema e Limeira. Foi coordenadora do Programa de Regularização Fundiária do Estado - Cidade Legal, na região de Campinas, foi Assessora Parlamentar e hoje é Vereadora pelo Mandato Coletivo “A Cidade é Sua” na Câmara Municipal de Piracicaba, também é professora na área de urbanismo em Faculdades de Engenharia e Arquitetura. 

THAMARA CATARINE DE LIMA SILVA SPIGOLON -  Aluna de Gestão Empresarial na Fatec Piracicaba e Designer Gráfica pelo SENAC Piracicaba. Carreira desenvolvida na área administrativa, Integrante do Mandato Coletivo “A Cidade é Sua” como Estagiaria na Câmara Municipal de Piracicaba.

Observação

As atividades serão realizadas nas dependências da EE Sud Mennucci - Rua São João, nº 1121 Bairro Alto