Roda de Conversa “Rotas Afro nos arquivos da Câmara Municipal de Piracicaba” (PRESENCIAL)



Eixo Temático

III - Difusão Cultural


Público Alvo

Público em geral


Período de inscrição

De 02/05/2023 a 04/06/2023


Duração do Curso

2 horas


Período do curso

De 06/06/2023 a 06/06/2023


Horário das aulas

Das 14:00 às 16:00


Conteúdo

Diálogos abordando a história de diversos espaços que possuem relação direta com a história da comunidade negra e suas várias manifestações culturais, tanto do passado como do presente.

Facilitadores:

ANTÔNIO FILOGÊNIO DE PAULA JUNIOR - Graduado em Filosofia e pós-graduado em Filosofia e Ensino de Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano. É Mestre e Doutor em Educação pela Unimep. Foi membro do Conselho Deliberativo do Centro de Documentação, Cultura e Política Negra em Piracicaba-SP. Foi coordenador do Programa Difusão Cultural Afro-brasileira na Biblioteca Pública Municipal de Piracicaba. É membro do Projeto Casa de Batuqueiro que pesquisa, ensina e coordena apresentações do Batuque de Umbigada, tradição cultural afro-brasileira sediada no oeste paulista.

BRUNO DIDONÉ DE OLIVEIRA - Bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade Metodista de Piracicaba – Unimep, servidor público municipal lotado no Setor de Gestão de Documentação e Arquivo do Departamento Administrativo e de Documentação da Câmara Municipal de Piracicaba e Coordenador do programa educacional “Conheça o Legislativo”, do qual é integrante desde 2009. Exerceu a função de Diretor de Documentação e Transparência da Câmara no período de abril de 2019 a junho de 2021. Atua na Câmara Municipal desde fevereiro de 2000.

DAYANE CRISTINA SOLDAN - Graduada em arquivologia pela Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência em gestão e preservação de documentos, foi estagiária no setor de protocolo do Sistema de Arquivo da Universidade Estadual de Londrina, bem como no arquivo da Pró-Reitoria de graduação da mesma Universidade, ainda estagiou no Museu da Sociedade Rural do Paraná, como também atuou como professora eventual na rede de ensino público do Estado de São Paulo. Atualmente é arquivista da Câmara Municipal de Piracicaba.  

GIOVANNA FENILI CALABRIA - Graduada em história e em arquivologia, ambas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência em gestão, preservação, descrição e transcrição de documentos . Atuou como estagiária da Arquivo Público de Santa Catarina, funcionária temporária setor de documentação do IBGE catarinense e arquivísta da Prefeitura de Marília. É servidora da Câmara Municipal de Piracicaba desde 2019.

JULIA MADEIRA - Graduada em produção cultural e guia de turismo. Fundou o Rotas Afro, um movimento de afro-turismo que conta as histórias negras de quatro cidades do interior paulista. Atualmente, é também ocupa a diretoria de projetos, publicações e pesquisas do Instituto Terra Mater

MARILDA APARECIDA SOARES -  Doutora e Mestre em História Social, Bacharel e Licenciada em História, Licenciada em Pedagogia, Especialista em Psicopedagogia e Neurociências, MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades. Atuação profissional: Assessora Especial de Projetos na Secretaria Municipal de Educação; Professora Associada Profissional do Pecege/USP-ESALQ.


Mediador:

ACÁCIO GERALDO SOUZA DE GODOY - Vereador, empresário, advogado, exerce liderança comunitária de movimento culturais e religiosos, tendo destacada atuação e luta em defesa dos direitos civis, principalmente a respeito do povo negro. Atualmente é Presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação. 

Observação

LOCAL DE REALIZAÇÃO: IGREJA SÃO BENEDITO - RUA DO ROSÁRIO, nº 801 - CENTRO