Roda de Conversa " Necessidades Alimentares Especiais - Direitos e experiências exitosas" (PRESENCIAL)



Eixo Temático

III - Difusão Cultural


Público Alvo

Membros do Conselho de Alimentação Escolar - CAE, do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – COMSEA e do Conselho Municipal de Educação; equipe administrativa e coordenação pedagógica da Secretaria Municipal de Educação – SME, servidores da Divisão de Alimentação e Nutrição desta Secretaria; diretores, coordenadores, supervisores e professores das Redes de Ensino de Piracicaba, equipe administrativa da Secretaria Municipal de Saúde e servidores da Divisão de Atenção Básica desta Secretaria equipe administrativa e coordenação pedagógica da Diretoria de Ensino – Região de Piracicaba e servidores de tal Diretoria de Ensino; gestores, professores e merendeiras das escolas da Rede Municipal e da Rede Estadual de Ensino de Piracicaba; organizações da sociedade civil, comunidade acadêmica ligada aos cursos de nutrição e demais interessados no tema.


Período de inscrição

De 20/04/2023 a 15/05/2023


Duração do Curso

2 horas


Período do curso

De 17/05/2023 a 17/05/2023


Horário das aulas

Das 14:00 às 16:00


Conteúdo

Esta atividade está integrada a VI Semana da Conscientização da Alergia Alimentar de Piracicaba e recebe o apoio da conselheira da Escola do Legislativo - Vereadora Silvia Morales (Mandato Coletivo A Cidade é Sua), Decreto do Legislativo do nº  17/2018. A Semana da Conscientização da Alergia Alimentar é realizada anualmente na terceira semana do mês de maio e visa a conscientização sobre as alergias alimentares através da ampliação do diálogo envolvendo a temática para o público em geral.

O objetivo geral de tal evento é debater os caminhos para a institucionalização de um Programa Contínuo de Sensibilização e Conscientização para garantir o Direito de atendimento adequado e seguro dos estudantes celíacos e alérgicos alimentares em Piracicaba. 
Já os objetivos específicos visam acessar as várias visões a respeito do tema, conhecer e aprender com experiências exitosas de outros municípios e fomentar a comunicação entre o Poder Público, os colegiados de controle social e outros atores relevantes para viabilizar a institucionalização do programa em questão. 

Facilitadoras:

Dra. CAROLINA ROMANI BRANCALION  - defensora pública e coordenadora da Unidade de Piracicaba. 

ÉRIKA CAMPOS GOMES  -  psicóloga, mestre e doutora em Psicologia pela PUC-SP. Especialista em famílias com crianças e adolescentes com necessidades alimentares especiais. Líder idealizadora do programa Grupo de Ação Alergia na Escola, já implantado nas escolas municipais de Jundiaí.

JEANICE DE AZEVEDO AGUIAR - nutricionista, iniciou na área como técnica em nutrição e dietética há 38 anos, atuando na área de saúde coletiva e gestão de alimentação escolar no sistema público. Mestre em Nutrição pela UNIFESP – Departamento de Nutrição/Pediatria.

MARIA ANGELA DELGADO  - nutricionista diretora do Departamento de Alimentação e Nutrição na Prefeitura Municipal de Jundiaí.


Mediadoras: 

ÉRICA SPEGLICH - bióloga, doutora e pós-doutora em Educação (Unicamp)

HELOIZE MILANO -  bióloga e mestre em Ciências (USP)

NIELLE RIBAS - cientista política e mestre em Ciência Política (UnB)

TALITA TEIXEIRA -  fisioterapeuta e mestre em Saúde Pública (USP)


Observação

LOCAL DE REALIZAÇÃO: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - RUA CRISTIANO CLEOPATH, nº 1902 - BAIRRO DOS ALEMÃES

Essa atividade integrará a programação da VI Semana da Conscientização da Alergia Alimentar de Piracicaba.