Roda de Conversa "Necessidades Alimentares Especiais" (ONLINE)



Eixo Temático

III - Difusão Cultural


Público Alvo

Gestores e professores das Redes Municipal e Estadual de Ensino, e demais interessados no tema


Período de inscrição

De 20/04/2023 a 11/05/2023


Duração do Curso

2 horas


Período do curso

De 15/05/2023 a 15/05/2023


Horário das aulas

Das 09:00 às 11:00


Conteúdo

Esta atividade está integrada a VI Semana da Conscientização da Alergia Alimentar de Piracicaba e recebe o apoio da conselheira da Escola do Legislativo - Vereadora Silvia Morales (Mandato Coletivo A Cidade é Sua), Decreto do Legislativo do nº 17/2018. A Semana da Conscientização da Alergia Alimentar é realizada anualmente na terceira semana do mês de maio e visa a conscientização sobre as alergias alimentares através da ampliação do diálogo envolvendo a temática para o público em geral.

Nesta atividade, o Coletivo Acolhimento Alimentar apresenta duas publicações que visam ajudar na inclusão e acolhimento de crianças que convivem com alergia alimentar e doença celíaca nas escolas. A cartilha “Orientações para Pais e professores sobre Alergia Alimentar: Como detectar sinais e sintomas de manifestações alérgicas?”, direcionada para inclusão escolar do alérgico foi publicada em 2021, pela Associação da Pessoa Alérgica Alimentar do Amazonas (APAAM) em uma parceria com a Escola do Legislativo do Estado do Amazonas. A cartilha “Atendimento dos alunos celíacos no Programa Nacional de Alimentação Escolar”, publicada em 2018 pelo Rio Sem Glúrten e direcionada à inclusão do estudante celíaco, contando com capítulo exclusivo dedicado a explicar as boas práticas de manipulação que permitem o provimento de alimentação escolar segura. 

O "Caderno de Referência para Estudantes com necessidades alimentares especiais", publicado em 2017 pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para nutricionistas, mas que se torna a principal referência usada para instrumentalizar o fluxo de atendimento para escolas atendidas no Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE).

O CECANE também contribuirá a partir das suas experiências na temática.
A proposta terá como objetivo troca de vivências e a discussão da atuação e mobilização política da sociedade civil organizada para a inclusão social escolar efetiva do alérgico alimentar no contexto das políticas públicas de alimentação escolar em Piracicaba.

Facilitadoras: 

LETÍCIA SPRICIDO -  Nutricionista, Mestre em Alimentos, Nutrição e Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É agente do PNAE do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE). 

RAQUEL BENATTI -  Idealizadora e criadora de conteúdo do site "Rio sem glúten", que faz a divulgação da doença celíaca desde 2004. É, também, suplente do Conselho Fiscal da Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (FENACELBRA), além de curadora e criadora do conteúdo para as redes sociais (Instagram e Facebook). 

SILVANA SOUSA -  presidente da Associação da Pessoa Alérgica Alimentar do Amazonas (APAAM), fundada em 2020 por mães de alérgicos alimentares, a APAAM busca inclusão lutando para que os vazios do atendimento de crianças alérgicas, mas também de seus pais e cuidadores, sejam preenchidos.

Mediadoras: 

ÉRICA SPEGLICH - bióloga, doutora e pós-doutora em Educação (Unicamp) 

HELOIZE MILANO -  Bióloga e mestre em Ciências (USP) 

NIELLE RIBAS - Cientista política e mestre em Ciência Política (UnB)

TALITA TEIXEIRA -  Fisioterapeuta e mestre em Saúde Pública (USP)

Observação

Essa atividade integrará a programação da VI Semana da Conscientização da Alergia Alimentar de Piracicaba.

A Roda de Conversa online será realizada através do aplicativo Zoom, com transmissão simultânea pelo YouTube (Escola do Legislativo Piracicaba), os inscritos receberão o link de acesso para a sala de reunião por email e/ou WhatsApp.

ATENÇÃO: Somente os participantes que preencherem a ficha de avaliação dentro do prazo, receberão certificado de participação.