Rodas de Conversa “Orçamento Participativo” (ONLINE)



Eixo Temático

II - Capacitação para agentes políticos


Público Alvo

Público em geral


Período de inscrição

De 19/09/2022 a 16/10/2022


Duração do Curso

4 horas


Período do curso

De 18/10/2022 a 09/11/2022


Horário das aulas

Das 14:00 às 16:00


Conteúdo

As rodas de conversa serão divididas em dois encontros, sendo um dia 18 de outubro e o outro dia 09 de novembro, momentos em que serão abordados assuntos relacionados ao Orçamento Participativo, como:

- Lei de Criação e suas Peculiaridades;
- Operacionalização;
- Etapas;
- Discussão; e 
- Efetivação.

Facilitadores:

ANTONIO OSWALDO STOREL- Ex Vereador (1997/2008), Ex (2013/2016) e atual Chefe de Gabinete do Vereador Paulo Camolese.

ISAAC JORGE ROSTON JUNIOR - Professor aposentado, vereador eleito junto à Câmara Municipal em 1982 e reeleito em 1988. Foi Gerente do Programa do Orçamento Participativo (2002-2004). Depois foi Secretário de Governo na Administração Pública Municipal em Sumaré (2005-2012), superintendente do Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas (2005-2010), Assessor Legislativo de Vereadores junto à Câmara Municipal, bem como junto à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Integra atualmente como titular o Conselho da Cidade do Município de Piracicaba.

RENATO G.L.TRAVASSOS - Sociólogo, com sólida carreira nas áreas de Comunicação e Marketing desenvolvida em Grandes Corporações e na inciativa Pública. Na Prodam, Cia de Processamento de Dados do Município de São Paulo como gerente de promoções e eventos. Na Petrobras, como Relações Institucionais, responsável pelo relacionamento de programas de eficiência energética, energias renováveis, oill spill, junto às instituições públicas, privadas, Ongs, Universidades, e Stakeholders, firmando acordos de Cooperação, convênios, e parcerias voltadas para o CONPET- Programa Nacional da racionalização do Uso dos Derivados de Petróleo e do gás natural.

Mediador:

BRUNO DIDONÉ DE OLIVEIRA - Bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade Metodista de Piracicaba – Unimep, servidor público municipal lotado no Setor de Gestão de Documentação e Arquivo do Departamento Administrativo e de Documentação da Câmara Municipal de Piracicaba, tendo exercido a função de Diretor de Documentação e Transparência da Câmara no período de abril de 2019 a junho de 2021. Conselheiro da Escola do Legislativo de Piracicaba.

Observação

A roda de conversa online será realizada através do aplicativo Zoom, com transmissão simultânea pelo YouTube (Escola do Legislativo Piracicaba), os inscritos receberão o link de acesso para a sala de reunião por email e/ou WhatsApp.
ATENÇÃO: Somente os participantes que preencherem a ficha de avaliação dentro do prazo, receberão certificado de participação.