Palestra "Educação para a Cidadania: uma proposta para a escola participativa" (ONLINE)



Eixo Temático

I - Educação para a Cidadania


Público Alvo

Professoras, professores, estudantes universitários, profissionais da educação, interessados em discutir a temática da cidadania e democracia


Período de inscrição

De 25/08/2022 a 20/09/2022


Duração do Curso

2 horas


Período do curso

De 22/09/2022 a 22/09/2022


Horário das aulas

Das 14:00 às 16:00


Conteúdo

Objetivo Geral: 
Discutir a importância de uma educação participativa, onde todos e todas possam tomar consciência da participação de cada um de nós nos destinos das políticas públicas para a educação.

Objetivos específicos – unidades temáticas:
- O que é democracia. Como vivê-la no nosso cotidiano;
- O que é cidadania e como ela se forma como parte da personalidade;
- O que são instituições e quais seus objetivos para a sociedade;
- Qual o papel da escola em uma sociedade democrática;
- Como profissionais da educação podem oportunizar, na prática, que os seus alunos saibam a importância de eleger representantes;
- Quais características humanas devemos buscar nos representantes. Como trabalhar essas questões em sala de aula, desde a Educação Infantil.

Palestrantes:

Profª Drª  ANNA MARIA LUNARDI PADILHA - Graduada em Pedagogia, mestre em Psicologia da Educação e doutora em Educação, foi professora de Pós-graduação em Educação de 2002 a dezembro de 2017. Atualmente é professora e pesquisadora, tem experiência na área da Educação, com ênfase em Desenvolvimento Humano e a Escola de Vigotski e Pedagogia Histórico-Crítica, atuando em: Educação Especial na Perspectiva da Inclusão, Saúde Mental e Educação e Formação de Professores. 

Prof. Dr. CESAR AUGUSTO RODRIGUES - Bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, especialista em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela Universidade de São Paulo e doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Foi professor de Sociologia no Ensino Médio da Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo.   Professor de Sociologia e História no curso de Educação do Campo, vinculado ao Departamento de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES/Campus São Mateus.

Mediação:

JOSEF BORGES - Vereador e Conselheiro da Escola do Legislativo

Observação

A palestra online será realizada através do aplicativo Zoom, com transmissão simultânea pelo YouTube (Escola do Legislativo Piracicaba), os inscritos receberão o link de acesso para a sala de reunião por email e/ou WhatsApp.
ATENÇÃO: Somente os participantes que preencherem a ficha de avaliação dentro do prazo, receberão certificado de participação.