Mesa Redonda “O rural sustentável e a regularização ambiental” (PRESENCIAL NO VAREJÃO DA PAULISTA)



Eixo Temático

I - Educação para a Cidadania


Público Alvo

Agricultores e público interessado no tema


Período de inscrição

De 24/05/2022 a 28/06/2022


Duração do Curso

2 horas


Período do curso

De 30/06/2022 a 30/06/2022


Horário das aulas

Das 14:00 às 16:00


Conteúdo

A mesa redonda abordará os temas da regularização ambiental. Apresentará o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), a compensação ambiental e o reflorestamento na zona rural.

Facilitadoras:

EVELISE MONCAIO MODA - Engenheira Agrônoma (ESALQ, 1995), Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos (ESALQ, 2003), Doutora em Energia Nuclear na Agricultura (CENA, 2008), Licenciada em Ciências Biológicas (Claretianas,2008), Engenheira Agrônoma da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Piracicaba (2008-atual).

LUCIANA CAVALCANTE PEREIRA - Doutora e Mestre em Conservação de Ecossistemas Florestas pelo Programa de Pós-graduação em Recursos Florestais/ ESALQ/ USP (2014, 2010). Engenharia Agronômica pela ESALQ/ USP (2007). Experiência profissional como professora, consultora e pesquisadora na área de Planejamento Ambiental e Ecologia da Paisagem, trabalhando principalmente com os seguintes temas: Diagnóstico socioambiental, Infraestrutura Verde Urbana, Restauração Ecológica, Serviços Ecossistêmicos, Geoprocessamento e Inventário Florestal. Atualmente é Coordenadora de Diagnóstico da Paisagem.

SILVIA MARIA MORALES - Engenheira civil, Especialista e Mestre em Urbanismo e Habitação Social. Trabalhou em  Prefeituras de diversos munícipios, como: Piracicaba, Diadema e Limeira. Foi coordenadora do Programa de Regularização Fundiária do Estado - Cidade Legal, na região de Campinas,  foi Assessora Parlamentar e hoje é Vereadora pelo Mandato Coletivo na Câmara Municipal de Piracicaba, também é  professora na área de urbanismo em faculdades de engenharia e arquitetura.

ZENILDA LEDO DOS SANTOS - Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Escola Superior de Agricultura " Luiz de Queiroz " (ESALQ/USP). Trabalhou como pesquisadora no projeto de compensação de Reserva Legal para implementação do Programa de Regularização Ambiental (PRA) no estado de São Paulo. Atuou em projetos de consultorias para ONGs como WWF e SOS Mata Atlântica. Hoje é mestranda em Solos e Nutrição de Plantas com foco na Ocupação do solo aplicado a Políticas Públicas e atua no projeto de Implementação do Código Florestal na região de Piracicaba - SP em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMA).

Observação

Essa atividade será realizada no Varejão da Paulista - Av. Dr. Paulo de Moraes, n º 2110, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMA).