Roda de Conversa “Mérito e Democracia: em qual sociedade merecemos viver?" (ONLINE)



Eixo Temático

III - Difusão Cultural


Público Alvo

Gestores, Educadores, Lideranças, Ativistas, Cidadãos em geral


Período de inscrição

De 02/05/2022 a 13/06/2022


Duração do Curso

2 horas


Período do curso

De 15/06/2022 a 15/06/2022


Horário das aulas

Das 14:00 às 16:00


Conteúdo

Cidadania e Direitos Humanos são expressões bonitas e sofisticadas, mas elas importam realmente no dia a dia das pessoas? Por quê? Em nossos quatro encontros, iremos conversar sobre algumas das diferentes maneiras em que a Cidadania Política e os Direitos Humanos importam na nossa experiência cotidiana. Entender o que estes conceitos implicam, para além de sua formalidade ou abstração teórica, é começar a construir a sociedade em que merecemos viver.

Eu mereço o que eu tenho? Eu tenho o que eu mereço? Nesta roda de conversa, iremos tratar do conceito de mérito ou merecimento – uma ideia tão simples, e, ao mesmo tempo, tão complicada, tão falada, e, ao mesmo tempo, tão pouco discutida. Iremos discutir o tópico do ponto de vista da teoria política, da organização social, da democracia e da igualdade de oportunidades. Mas o que realmente queremos saber é: o que afinal nós merecemos?

Facilitador:

Dr. TIAGO C. LAZIER - investiga a política como experiência e prática de produção de significado. Além de se dedicar ao ensino e à pesquisa, atua em vários projetos na interseção da política, estética, filosofia e tecnologia. É doutor em Ciência Política pela USP, mestre em Economia Pública, Direito e Política pela Leuphana Universität, Alemanha. É atualmente diretor de projetos e programas do Instituto Piracicabano de Estudos e Defesa da Democracia (IPEDD).

Mediação:

Prof. MARCELO BONGAGNA - Jornalista, especialista em marketing, mestre em Administração, membro do Comitê em Ética em Pesquisa da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-UNICAMP), professor de ensino superior, e professor-orientador de pós-graduação pelo Instituto Pecege (ESALQ-USP).

Observação

A roda de conversa online será realizada através do aplicativo Zoom, com transmissão simultânea pelo YouTube (Escola do Legislativo Piracicaba), os inscritos receberão o link de acesso para a sala de reunião por email e/ou WhatsApp.
ATENÇÃO: Somente os participantes que preencherem a ficha de avaliação dentro do prazo, receberão certificado de participação.